Indígenas serão pagos por preservar a Amazônia? Helder Barbalho explica proposta

Helder Barbalho participa do Ponto Norte.

Durante entrevista exclusiva ao Grupo Norte de Comunicação, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), mencionou que o estado tem se apresentado com alternativas que visam maior sustentabilidade. 

O governador destacou que a  30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) é uma grande responsável por tais avanços. 

“O estado do Pará tem se apresentado com soluções efetivas que criam novas economias a partir da preservação da Floresta, com bioeconomia, através do mercado de carbono,  para que possamos, com a redução do desmatamento, gerar oportunidades econômicas, com pagamentos por serviços ambientais, atuação e fortalecimento da produção rural sustentável”, explica. 

De acordo com Barbalho, a bioeconomia, citada por ele mesmo como feita a partir do mercado de carbono, terá como foco um olhar concentrado nos povos indígenas. A fala foi feita ao programa Ponto Norte.

“Estamos na fase de escuta aos povos indígenas do Pará, para que eles possam ser os principais beneficiários da repartição dos recursos oriundos daquilo que o estado está trabalhando, que é a captura do carbono e a comercialização deste crédito de carbono, mediante a comprovação da redução do desmatamento no estado do Pará”, comenta. 

O chefe do Executivo do Pará afirma que essa população colabora “decisivamente” para a mitigação do desmatamento. Ele diz que os quilombolas, extrativistas e produtores rurais também são parte do processo. “Agem de forma correta”, afirma. 

Princípio

Helder Barbalho garante que a medida está sendo iniciada no Pará, sendo o primeiro estado a realizar a ação.

“Nós precisamos impulsionar bons exemplos e fazer com que a redução do desmatamento se transforme em uma oportunidade econômica, com emprego e renda. As emissões de carbono serão reduzidas, mas com compras de crédito e quem tem isso é quem tem floresta e o Pará tem a comercializar com o planeta”

Programação

Programa de entrevistas com autoridades, apresentado pela jornalista Samira Benoliel, o Ponto Norte é transmitido às sextas-feiras, às 16h, no YouTube da TV Norte Amazonas e no Portal Norte.

Nas segundas-feiras, a 1h, o programa será transmitido na TV Norte – Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins.

The post Indígenas serão pagos por preservar a Amazônia? Helder Barbalho explica proposta appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.