Operação em Rondônia combate extração ilegal de ouro e violações ambientais; entenda ação

Operação combate violações ambientais no Rio Madeira/RO

Uma ação implementada na última quinta-feira (20) em Rondônia preveniu e combateu violações ambientais e apropriação indevida de recursos da União, como a extração ilegal de ouro.

Denominada de Operação Hefesto, ela foi realizada pela Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam/RO) no Rio Madeira. 

A medida possibilitou a desativação de 31 embarcações usadas para atividades ilegais. Agora, foi instaurado um inquérito para identificar os financiadores das atividades ilícitas que causam severos danos ambientais.

PF realiza operação no Rio Madeira/ RO. Foto: Divulgação/PF

Norte em destaque

Além de Rondônia, outros estados da região Norte do país foram exibidos no final de fevereiro deste ano por um trabalho da PF que cumpriu mandados de busca e apreensão no Pará e Amazonas. A missão se deu no sentido de investigar esquema de venda ilegal de ouro.

Segundo as investigações, que iniciaram a partir da apreensão de 7,5 quilos de ouro, em 2022, no Aeroporto Internacional de Belém, o elemento era extraído de garimpos ilegais e o valor total do comércio clandestino pode superar R$ 1 bilhão.

Em fevereiro, operação apurou ouro ilegal em estados do Norte do Brasil. Foto: Reprodução/ PF-PA

The post Operação em Rondônia combate extração ilegal de ouro e violações ambientais; entenda ação appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.