Mulher trans acusa prefeita de São João da Baliza de transfobia: ‘Quero que ela pague pelo crime’

prefeita são joão da baliza-capa

A prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura (PP), é alvo de uma denúncia por injúria racial e transfobia feita por Whini Castro de Jesus, estudante de técnico em enfermagem de 36 anos.

De acordo com a acusação, as ofensas teriam ocorrido em mensagens trocadas entre a prefeita e uma servidora municipal. Whini tomou conhecimento do conteúdo e registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Mulher trans acusa prefeita de São João da Baliza de transfobia

O caso ocorreu em 2024, após a estudante ser demitida do cargo de servidora seletiva da Secretaria de Educação do município, localizado no Sul de Roraima.

“Quero que ela pague pelo crime de homofobia. Ela, como chefe do executivo municipal, tem que respeitar as pessoas. Por isso quero justiça, não podemos aceitar essa situação e baixar a cabeça”, declarou Whini.

Ao g1, a prefeita reconheceu ter feito comentários homofóbicos, mas alegou que suas falas foram motivadas por publicações ofensivas feitas por Whini nas redes sociais.

Luiza Maura também afirmou que foi alvo de chantagem por parte da estudante e, em fevereiro de 2025, registrou um boletim de ocorrência contra ela na delegacia da cidade.

Mensagens ofensivas

As mensagens atribuídas à prefeita incluem referências pejorativas à identidade de gênero de Whini e a menção de que a estudante teria “feito macumba” contra ela. Whini afirmou que só teve conhecimento das conversas quando elas foram divulgadas nas redes sociais.

A estudante registrou um boletim de ocorrência em maio de 2024, mas retirou a queixa após um acordo com a prefeita.

Mulher trans acusa prefeita de São João da Baliza de transfobia – Foto: Arquivo pessoal.

No entanto, ao perceber que o compromisso não foi cumprido, decidiu formalizar uma nova denúncia em janeiro de 2025.

“Acordo que ela não cumpriu, apenas me usou porque era ano de eleições. [Ela] não estava preocupada comigo e sim com ela, pela eleição que já estava iniciando”, afirmou.

A Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento e que novas diligências serão realizadas.

Por fim, diante do caso, o Grupo DiveRRsidade emitiu uma nota repudiando os ataques e manifestando solidariedade à estudante.

“Repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação e violência contra a população LGBTQIA+, especialmente quando parte de agentes públicos que deveriam garantir o respeito e a dignidade de todos os cidadãos. A LGBTfobia não pode ser tolerada, e exigimos que as autoridades competentes tomem as devidas providências para que esse caso não fique impune”, ressaltou a organização.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Grupo DiveRRsidade (@grupodiverrsidade)

Histórico da prefeita de São João da Baliza

Luiza Maura está no segundo mandato como prefeita de São João da Baliza. Em março deste ano, foi alvo de uma operação que apura suposta interferência em processos seletivos da Educação.

Conforme as investigações, ela chegou a excluir uma candidata por não segui-la nas redes sociais. A prefeita comentou de forma irônica que a pessoa havia sido “eliminada do Big Brother”.

Além disso, 13 dias após assumir o novo mandato, sancionou uma lei que aumentou o próprio salário para R$ 13,5 mil e o do vice-prefeito para R$ 9,5 mil.

Em 2022, durante a gestão anterior, sancionou uma honraria que a tornou Cidadã Honorária de Baliza, apesar de ser natural de Nova Iguaçu (RJ). À época, justificou que a iniciativa partiu da Câmara Municipal.

*Com informações do g1

The post Mulher trans acusa prefeita de São João da Baliza de transfobia: ‘Quero que ela pague pelo crime’ appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.