Governo Federal reconhecer emergência em Rio Branco e mais sete cidades do Acre devido às cheias

Rio Acre apresenta estabilidade neste sábado (15) em Rio Branco.

O governo federal decretou situação de emergência em oito municípios do Acre por conta das enchentes que atingem a região.

A medida foi oficializada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União e contempla as cidades de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

O documento, no entanto, não especifica por quanto tempo a decisão permanecerá em vigor.

A capital, Rio Branco, já havia obtido o reconhecimento da situação emergencial no dia 18 de março.

As chuvas intensas elevaram os níveis dos rios Acre, Juruá, Purus, Envira, Abunã e Moa, afetando diversas localidades no interior do estado.

Bacia do Rio Acre é uma das mais afetadas pelas cheias. – Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Na manhã desta segunda-feira (24), o Rio Acre, que já havia superado a cota de transbordo na semana anterior, atingiu 13,72 metros, conforme dados da Defesa Civil Municipal.

O governo estadual já havia emitido um decreto na semana passada declarando emergência em dez cidades acreanas devido à elevação dos rios.

No entanto, a portaria federal deixou de fora apenas Tarauacá, que estava na lista do decreto estadual.

Com o reconhecimento oficial, as prefeituras das áreas afetadas podem solicitar apoio financeiro da União para executar ações emergenciais e fornecer assistência humanitária à população.

Os recursos podem ser utilizados para a compra de cestas básicas, água potável, refeições, além de kits de limpeza, higiene pessoal e itens de dormitório.

The post Governo Federal reconhecer emergência em Rio Branco e mais sete cidades do Acre devido às cheias appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.