Mesmo com vista, STF forma maioria para condenar Carla Zambelli; saiba quem votou

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli.

Pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). 

O relator, ministro Gilmar Mendes, sugeriu uma pena de 5 anos e 3 meses. Ele foi o primeiro a votar, em 21 de março, data em que o julgamento iniciou. Em seguida, foi acompanhado por Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. 

O ministro Flávio Dino votou no último domingo (23). Dino também foi favorável à condenação da parlamentar. Contudo, o ministro Kassio Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pediu vista do processo, tendo até 90 dias para devolver o processo para julgamento.

Apesar da manifestação de Marques, outros dois ministros votaram e formaram maioria neste caso da Corte. Cristiano Zanin e Dias Toffoli também seguiram o relator, deixando o placar em 6×0. 

Os votos não paralisam a ação, já que além de Nunes Marques outros quatro ministros precisam declarar posição. São eles: 

  • Luís Roberto Barroso;
  • Luiz Fux;
  • André Mendonça;
  • Edson Fachin. 

Relembre

Às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, Zambelli sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo, virando ré na Corte em agosto de 2023, quando a maioria dos ministros votou a favor do recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Carla Zambelli aponta arma de fogo. Foto: reprodução/ Internet

The post Mesmo com vista, STF forma maioria para condenar Carla Zambelli; saiba quem votou appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.