Surpreendente: conheça 3 segredos caseiros que estão ajudando muita gente a eliminar caspas

A caspa é um problema comum que afeta o couro cabeludo, sendo intensificada por fatores como oleosidade excessiva, sensibilidade e baixa frequência de lavagem.

Felizmente, é possível controlar a condição com os cuidados adequados e hábitos simples no dia a dia.

O que você precisa saber para eliminar caspas de uma vez

O controle da oleosidade do couro cabeludo é essencial para combater a caspa. A higienização com shampoos específicos, que contenham ativos como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser uma solução eficaz, especialmente nos períodos de maior descamação.

No entanto, além do uso de produtos adequados, outros cuidados são fundamentais para evitar o agravamento do problema.

Lavar o cabelo com os produtos certos fazem toda a diferença na hora de eliminar as caspas. – Foto: Freepik

6 dicas para controlar a caspa

Evite dormir com o cabelo úmido
O ambiente quente e úmido do couro cabeludo favorece a proliferação de fungos, um dos principais responsáveis pela caspa. Antes de dormir, seque bem os fios para evitar o agravamento da condição.

Atenção à temperatura da água
Lavar o cabelo regularmente ajuda a controlar a oleosidade, mas a água quente pode estimular ainda mais a produção de sebo, piorando a descamação. O ideal é optar por água fria ou morna.

Modere o consumo de alimentos gordurosos
Dieta rica em gorduras saturadas e açúcares pode aumentar processos inflamatórios no corpo, impactando a saúde do couro cabeludo. Reduzir o consumo de farinha branca, doces e carne vermelha pode ajudar a minimizar a caspa.

Evite procedimentos químicos excessivos
Tinturas, alisamentos e outros tratamentos químicos podem irritar o couro cabeludo, aumentando a inflamação e favorecendo a descamação. Para quem sofre com caspa, é recomendado reduzir a frequência desses procedimentos.

  • Como acabar com a dermatite seborreica? Veja vídeo
YouTube Video

Tratamentos naturais para caspa

Algumas opções caseiras podem auxiliar no controle da caspa, ajudando a equilibrar a oleosidade e aliviar a irritação do couro cabeludo.

1. Vinagre de maçã

Possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, auxiliando na remoção de células mortas e controle da oleosidade.

Como usar: Misture ½ copo de vinagre de maçã com ½ copo de água e aplique no couro cabeludo com um algodão. Deixe agir por 20 minutos antes de lavar os cabelos. O processo pode ser repetido uma vez por semana.

2. Gel de Babosa (Aloe Vera)

A babosa tem ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante, aliviando a coceira e a irritação causadas pela caspa.

Como usar: Retire o gel de dentro das folhas de babosa e aplique no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixe agir por 30 minutos e lave com shampoo neutro. O procedimento pode ser feito até três vezes por semana.

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato ajuda a esfoliar o couro cabeludo, reduzindo a descamação e controlando fungos.

Como usar: Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com um copo de água e aplique no couro cabeludo. Massageie por 1 a 2 minutos e enxágue bem. Esse método deve ser usado no máximo uma vez por semana para evitar irritação.

The post Surpreendente: conheça 3 segredos caseiros que estão ajudando muita gente a eliminar caspas appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.