STF forma maioria e torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas réus no processo que apura crimes de: 

  • Organização criminosa armada;
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado; 
  • Dano qualificado ao patrimônio público;
  • Deterioração de patrimônio tombado. 

O julgamento, que teve início na última terça-feira (25), foi retomado na manhã desta quarta-feira (26). Foram favoráveis, até o momento, ao recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux e Carmén Lúcia, sendo essa última a deixar o placar em 4×0.

Com o aceite da denúncia, os investigados agora se tornarão réus e passarão a responder ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.

Apesar disso, ainda resta um ministro a declarar voto: Cristiano Zanin, presidente do Colegiado.

Voto do relator

Com maior tempo de manifestação, em uma média de 1h50, o relator do caso, Moraes, foi o primeiro a votar e ressaltou que o os atos antidemocráticos de 8 de janeiro não foram absolutamente em nada tranquilo, deixando, inclusive, autoridades competentes agredidos.

“Ninguém que lá estava, estava passeando. E ninguém estava passeando porque tudo estava bloqueado, e houve necessidade de romper as barreiras policiais”, afirmou. 

The post STF forma maioria e torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.