Saúde faz alerta sobre prevenção de doenças decorrentes de alagações em Porto Velho

Saúde faz alerta sobre prevenção de doenças decorrentes de alagações

Com a elevação dos níveis do rio Madeira e o aumento das chuvas em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) emitiu um alerta à população sobre os riscos de doenças relacionadas às alagações. 

A Prefeitura de Porto Velho decretou estado de alerta de emergência no município devido ao aumento da cota do rio Madeira nesta quarta-feira (26).

De acordo com a Semusa o contato com a água contaminada, o aumento de criadores de mosquitos e a permanência em locais fechados favorecem a transmissão de doenças como leptospirose, diarreias, dengue, febre amarela e até coqueluche.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) destaca a importância da prevenção e orienta a população a adotar medidas para evitar o contágio como:

Leptospirose – Causada por uma bactéria presente na urina de ratos, a leptospirose pode ser contraída ao entrar em contato com água suja das enchentes. Os sintomas incluem febre, dor muscular intensa, calafrios, dor de cabeça e, em casos graves, comprometimento dos rins e do fígado.

Prevenção: Evite contato direto com a água da enchente e use botas e luvas se precisar transitar em áreas alagadas.

Doenças diarreicas e gastroenterites – A ingestão de água contaminada pode causar diarreia, vômitos, desidratação e dor abdominal. Crianças e idosos são os mais vulneráveis.

Prevenção: Ferva a água antes do consumo, lave bem as mãos e evite alimentos de procedência duvidosa.

Dengue, Zika e Chikungunya – Com o acúmulo de água parada, os criadouros do mosquito Aedes aegypti aumentam, elevando os casos dessas doenças. Os sintomas incluem febre, dores no corpo e nas articulações, além de manchas vermelhas na pele.

Prevenção: Elimine qualquer reservatório de água parada, como pneus, vasos e garrafas.

Febre Amarela – Doença viral transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas. Os sintomas são febres súbita, calafrios, dor no corpo, fraqueza, náuseas, olhos avermelhados e, em casos graves, comprometimento do fígado e rins.

Prevenção: vacinação, uso de repelentes e eliminação de criadouros de mosquitos.

Hepatite A – Transmitida por meio do consumo de água e alimentos contaminados, a hepatite A provoca sintomas como fadiga, febre, náuseas, dor abdominal e pele amarelada.

Prevenção: Utilize preferencialmente água potável para beber e cozinhar, lave bem os alimentos e mantenha uma boa higiene das mãos.

Atendimento a população

A Semusa reforça que a rede municipal de saúde está preparada para atender os pacientes com sintomas ou suspeita de doenças relacionadas as enchentes.

Casos leves devem ser atendidas nas unidades básicas e os casos de urgência e emergência atendidos nas unidades de pronto atendimento (UPA).

The post Saúde faz alerta sobre prevenção de doenças decorrentes de alagações em Porto Velho appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.