Polícia investiga suspeito de estelionato após overbooking em cruzeiro no Porto de Santos


Turistas enfrentaram 15 horas de filas no Porto de Santos (SP) e não embarcaram. O caso é investigado como estelionato. Famílias são impedidas de embarcar em cruzeiro com artistas por overbooking
A Polícia Civil investiga um homem de 40 anos, suspeito de vender passagens extras, o que causou o overbooking e impediu dezenas de pessoas de embarcar em um cruzeiro temático no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), foi instaurado um inquérito policial para apurar o caso como estelionato.
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As famílias que não conseguiram embarcar foram informadas sobre o overbooking. A prática, segundo o advogado Rafael Quaresma, é abusiva que ocorre quando há a venda de passagens além da capacidade da embarcação. No caso, o número de cabines vendidas foi superior ao disponível no navio, o que gerou o incidente.
A 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) está conduzindo a investigação e coletando depoimentos. Além disso, a autoridade policial solicitou documentos à empresa responsável pela organização do evento e à operadora do navio para apurar os detalhes do ocorrido.
O caso
O navio Costa Pacifica foi fretado pela empresa On Board Entretenimento para realizar o cruzeiro temático ‘Energia On Board’. Com preços de R$ 5 mil a R$ 12 mil, a viagem teria apresentações de diversos artistas com sucessos dos anos 80, como: Paulo Ricardo, Sandra de Sá, Double You, Jon Secada, entre outros.
Com destino a Angra dos Reis (RJ), o cruzeiro deveria partir do Porto de Santos na tarde de quinta-feira (20) e retornar no domingo (23). No entanto, houve atraso na saída do navio até a madrugada de sexta-feira (21) porque centenas de passageiros não conseguiram embarcar após horas em filas no terminal marítimo de passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais.
De acordo com o boletim de ocorrência, a previsão inicial da companhia Costa Cruzeiros para o desembarque e embarque no Porto de Santos era de 3.404 passageiros desembarcando e 1.953 novos turistas embarcando na quinta-feira (20).
No entanto, por volta das 22h, a empresa responsável pelo fretamento do navio informou que não seria possível embarcar cerca de 250 turistas, o que causou grande tumulto no terminal. A situação exigiu a intervenção das polícias Civil e Federal, além da Guarda Portuária e da equipe de segurança do terminal de passageiros
Passageiros passaram horas esperando embarque no Porto de Santos (SP)
g1 Santos
Ainda segundo o registro policial, o sócio e a advogada da empresa On Board providenciaram transporte e hospedagem em Santos para os turistas que não embarcaram.
O sócio alegou que a venda das cabines saiu de controle, mas nunca houve a intenção de prejudicar clientes e, por isso, iria ressarci-los.
O caso foi registrado como estelionato e é investigado pela Polícia Civil, que também trabalha para identificar as vítimas.
Costa
Em nota, a Costa Cruzeiros lamentou o caso, informando que aproximadamente 100 hóspedes não conseguiram embarcar no fretamento Energia On Board a bordo do Costa Pacifica, programado para sair do Porto de Santos na quinta-feira (20).
“De fato, alguns hóspedes compareceram sem os formulários de embarque necessários e/ou números de reserva. Tal situação causou um atraso considerável nas operações de check-in. Como resultado, a partida do navio foi adiada para às 2 horas da manhã desta sexta-feira, dia 21 de março”, alegou.
Costa Pacifica foi fretado para realização do cruzeiro ‘Energia On Board’
Divulgação/Costa Cruzeiros
Ainda segundo a companhia, a administração da viagem de cruzeiro e o envio da lista de passageiros para embarque são de responsabilidade exclusiva do afretador, ou seja, a empresa On Board Entretenimento, organizadora do evento.
“A Costa aconselha aos hóspedes interessados a entrarem em contato com o afretador, responsável pelo evento a bordo. A Costa fez tudo o que foi possível para permitir o embarque das pessoas que compareceram sem os documentos necessários de forma a garantir a conformidade com as normas e protocolos de segurança”, concluiu.
On Board Entretenimento
Em nota, a On Board Entretenimento, organizadora do cruzeiro Energia OnBoard, informou que desde o incidente está adotando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos causados aos passageiros afetados.
De acordo com a empresa, foi providenciado transporte, alimentação e acomodação em hotel para cerca de 90 passageiros que não conseguiram embarcar e permaneceram no Porto, sendo que o suporte foi mantido durante todo o período da viagem marítima.
Além disso, de acordo com a empresa será realizado o reembolso integral dos valores pagos pelos passageiros e os canais de atendimento seguem disponíveis para prestar o suporte necessário e assegurar que todos os passageiros recebam o devido cuidado.
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