Cresce o número de vagas de emprego para técnicos em Mecatrônica

O Mapa do Trabalho Industrial 2022/2025, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, projeta um crescimento de 46% nas vagas de emprego para profissionais das áreas de Mecatrônica e Automação. Quem atua nesses setores pode alcançar salários de até R$ 4 mil, dependendo da empresa, do tempo de experiência e da função.

A Mecatrônica abrange tecnologia de diversos segmentos, combinando conhecimentos em elétrica, eletrônica, mecânica e informática para a criação e montagem de projetos relacionados à Indústria 4.0. A formação em Mecatrônica surgiu para atender às necessidades das empresas diante de novas tecnologias, como IoT (Internet das Coisas – conexão de objetos físicos à internet), Big Data (conjunto de dados extenso e complexo, em constante crescimento), IA (Inteligência Artificial – tecnologias que permitem que máquinas realizem tarefas de forma autônoma) e manufatura aditiva (criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais).

O curso técnico em Mecatrônica tem duração de dois anos e capacita o profissional para diversas funções, como criação de projetos, instalação e operação de máquinas e equipamentos automatizados e robotizados, manutenção desses equipamentos, integração de componentes mecânicos e eletrônicos, controle de qualidade, gestão, entre outras atividades.

As oportunidades de emprego podem ser encontradas em indústrias com linhas de produção automatizadas; nos setores aeroespacial, automobilístico, alimentício, petroquímico, metalomecânico e de energias; além de empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas e equipamentos robotizados, grupos de pesquisa em sistemas elétricos, laboratórios de controle de qualidade e startups.

A Metalúrgica Rio, de Rio do Sul, é uma das empresas do Alto Vale do Itajaí que investe em tecnologia. “Temos uma área de automação e mecatrônica, onde são feitas análises para melhorar a produtividade e a interação entre as partes eletrônicas e mecânicas das máquinas. Também utilizamos robôs na produção para otimizar os processos”, explica Alexandre Marcondes, gerente de RH da empresa. “O curso técnico em Mecatrônica, além de oferecer embasamento teórico, proporciona a prática com situações reais do dia a dia das indústrias, o que faz uma grande diferença no desenvolvimento dos profissionais dentro da empresa”, acrescenta.

No Alto Vale, o curso técnico em Mecatrônica é oferecido pelo Senai, em Rio do Sul.

Saiba mais em: https://sc.senai.br/

Outras informações: (47) 98412-6117

Fonte: Debora Claudio – Jornalista

O post Cresce o número de vagas de emprego para técnicos em Mecatrônica apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.