Quem era Geana Aline? Defensora pública morre após procedimento ginecológico em Boa Vista

Quem era Geana Aline-capa

A defensora pública Geana Aline de Souza, de 39 anos, morreu na última terça-feira (25), em Boa Vista, vítima de uma infecção generalizada.

Ela era titular da Vara de Execução Penal da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e presidente da associação de defensores do estado. Antes de ingressar na Defensoria, atuou como servidora do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Quem era Geana Aline?

Natural de Belém (PA), Geana era formada em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde ingressou em 2008 e se formou em 2013. Trabalhou no TJRR até ser convocada para a DPE-RR, em 2017.

Inicialmente, atuou como titular na comarca de São Luiz, ao sul do estado, e desde 2022 se dedicava à garantia de direitos fundamentais de pessoas privadas de liberdade.

Defensora Pública de Roraima, Geana Aline – Foto: Reprodução/DPE-RR.

Geana era casada havia oito anos com o empresário Cláudio Rodrigues, de 40 anos. Ela não tinha filhos biológicos, mas ajudava na criação dos dois enteados.

Na presidência da associação de defensores, atuou na valorização da categoria e também integrou a diretoria da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), contribuindo para a defesa institucional da classe.

DPE-RR emite nota de falecimento

A DPE-RR manifestou pesar pela morte de Geana, ressaltando sua dedicação à justiça e à defesa dos direitos dos mais vulneráveis.

“Roraima perde uma defensora incansável. Seu legado e exemplo permanecerão vivos em nossa memória”, afirmou a instituição em nota.

Geana Aline faleceu na última terça-feira (25) – Foto: Reprodução/Instagram/DPE-RR.

Como Geana Aline morreu?

A defensora passou por um procedimento para inserção de um DIU no dia 18 de março, com a médica Mayra Suzanne Garcia Valladão.

No entanto, os profissionais não chegaram a colocar o dispositivo, e não há informações sobre o motivo. Após deixar o consultório, Geana apresentou febre e dores, sendo internada no Hospital Ville Roy no dia 25 de março, onde teve complicação do quadro clínico e faleceu às 22h50.

De acordo com informações da família ao g1, a infecção teve origem no colo do útero e evoluiu para uma infecção generalizada, comprometendo órgãos como rins e fígado.

O Hospital Ville Roy informou que Geana deu entrada na unidade em “estado gravíssimo”, com choque séptico e abdômen agudo perfurativo de foco ginecológico. Ela foi submetida a uma cirurgia de emergência, mas não resistiu.

Órgãos investigam morte da defensora

O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu um procedimento para apurar as circunstâncias da morte. Além disso, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) também instaurou uma sindicância sobre o caso.

Por fim, a médica Mayra Garcia classificou o ocorrido como uma “fatalidade” e afirmou, em nota, que a morte da defensora “não tem relação com os atendimentos médicos realizados”, garantindo que prestou toda a assistência necessária.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por DRA. MAYRA GARCIA – MÉDICA (@dra.mayragarcia)

The post Quem era Geana Aline? Defensora pública morre após procedimento ginecológico em Boa Vista appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.