Iluminação especial na sede do Judiciário catarinense demonstra apoio ao “Março Azul”  

A sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, ganhou a cor azul na noite dessa quinta-feira, 27 de março. A iluminação diferenciada demonstrou o apoio da Justiça catarinense à campanha “Março Azul – Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Intestino”. A mobilização é das Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP). Neste ano, as ações estão voltadas para pessoas com mais de 45 anos de idade.

Em 2025, a iniciativa tem o slogan “Chegou a hora de salvar a sua vida. Previna-se contra o câncer de intestino”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces dessa doença, também conhecida como câncer colorretal (CCR) porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto (localizada no final do intestino, antes do ânus) e no ânus.

Trata-se de um dos tumores malignos mais frequentes e letais no mundo. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de aproximadamente 45 mil novos casos por ano no Brasil – o terceiro tumor que mais mata no país. Acomete principalmente homens e mulheres com 45 anos ou mais, além de pessoas com histórico familiar.

Além dos parceiros institucionais, artistas se juntaram às entidades médicas no objetivo de alcançar milhões de brasileiros, ao difundirem as orientações sobre a relevância de procurar regularmente os serviços de saúde e fazer os exames preventivos. A cantora Preta Gil, em tratamento contra o câncer de intestino, é uma das colaboradoras da mobilização.

É importante ficar atento aos fatores de risco que são fumar, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, ter uma vida sedentária, consumir bebidas alcoólicas, idade superior a 50 anos, história familiar de câncer colorretal, história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), baixo consumo de cálcio e obesidade.

Perda de peso sem mudança na dieta, diarreia e/ou prisão de ventre, sangue nas fezes, gases ou cólicas, vômito ou náuseas, dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuação são sinais de que é necessário procurar avaliação médica com brevidade.

Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a Colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro). O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino.

Se o diagnóstico for câncer de intestino, o médico ou a médica são capazes de recomendar o melhor tratamento, que pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença.

O importante é saber que o câncer de intestino tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura. E mesmo após a cura, é feito um rigoroso acompanhamento com consultas e exames para evitar ou detectar um possível retorno do câncer. Fazer tal monitoramento é imprescindível para identificar recidivas precocemente. Previna-se contra o câncer de intestino e salve sua vida.

Fonte: NCI/Assessoria de Imprensa

O post Iluminação especial na sede do Judiciário catarinense demonstra apoio ao “Março Azul”   apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.