Amazônia Legal: como os povos indígenas podem frear a destruição da floresta?

Amazônia Legal povos indígenas

O desmatamento na Amazônia Legal cresceu 68% em 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Diante da degradação do bioma, os povos indígenas são apontados como alternativa para frear a destruição da biodiversidade e da floresta em convergência com o desenvolvimento sustentável.

É o que diz a pesquisa “O papel das terras indígenas na Amazônia Legal para o desenvolvimento sustentável”.

A ideia centrada no desenvolvimento da região da Amazônia Legal, composta por nove estados, a partir do uso insustentável dos recursos naturais da floresta perdeu espaço a partir da conferência ECO-92.

Apesar do crescimento do debate a respeito do desenvolvimento sustentável, projetos desenvolvimentistas ainda são prioridade nos governos.

– Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

No entanto, ao contrário dos setores desenvolvimentistas, o estudo destaca que a presença de comunidades indígenas na Amazônia desempenha um papel importante no equilíbrio climático global.

Conforme a pesquisa os caminhos para o desenvolvimento nas terras indígenas vão ao encontro da sustentabilidade na Amazônia.

Para isso, é necessário integrar o conhecimento dos povos indígenas com as tecnologias e a implementação das seguintes frentes na Amazônia Legal:

  • Contenção do desmatamento;
  • Manejo florestal sustentável;
  • Reconhecimento e proteção dos territórios indígenas;
  • Fortalecimento de associações comunitárias.

A pesquisa reforça que para um resultado efetivo dos esforços, é importante uma ação coordenada dos governos, comunidades e organizações não-governamentais.

The post Amazônia Legal: como os povos indígenas podem frear a destruição da floresta? appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.