Google aceita acordo de R$ 575 mi para encerrar processo de publicidade

O Google concordou em pagar US$ 100 milhões (cerca de R$ 575 milhões) para resolver uma ação coletiva que o acusa de cobrar por cliques em anúncios exibidos fora das áreas geográficas escolhidas pelos anunciantes, de acordo com informações da Reuters.

O acordo, protocolado em tribunal da Califórnia (EUA) na última quinta-feira (27), ainda precisa ser aprovado por um juiz.

Fachada do Google
Acordo surge após acusações de que a empresa cobrou por cliques fora das áreas geográficas selecionadas pelos anunciantes (Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)

Detalhes do processo contra o Google

  • O processo, iniciado em 2011, envolve o Google Ads (anteriormente Google AdWords) e alega que a empresa violou a lei de concorrência desleal da Califórnia, enganando os anunciantes sobre os locais em que seus anúncios seriam exibidos;
  • Também foi alegado que a gigante das buscas não cumpriu sua promessa de oferecer descontos com “Preços Inteligentes”;
  • “Este caso envolve recursos de produtos de anúncios que foram modificados há mais de dez anos e estamos satisfeitos que ele foi resolvido”, afirmou o porta-voz do Google, José Castañeda, em declaração enviada ao The Verge.

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Além disso, a big tech enfrenta outros desafios legais significativos, incluindo um processo antitruste federal que pode obrigá-lo a vender o navegador Chrome e um julgamento movido pelo Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês), que o acusa de monopolizar a indústria de tecnologia de publicidade.

O acordo segue “extensa” revisão de mais de 910 mil páginas de documentos e grandes volumes de dados sobre cliques do Google, de acordo com os advogados dos autores. A classe inclui anunciantes que usaram o AdWords entre 1º de junho de 2009 e 13 de dezembro de 2012.

Fachada do Gogle
Ação coletiva sobre anúncios irregulares acusava o Google de violar leis sobre concorrência (Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)

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