Afinal, comer ovo todo dia faz mal? Desvendamos os mitos e verdades sobre seu consumo

O consumo de ovos é um hábito comum na alimentação de muitas pessoas e traz diversos benefícios à saúde. Um estudo revelou que adicionar ovos a saladas pode aumentar a absorção de vitamina E pelo organismo, potencializando os efeitos antioxidantes dessa vitamina.

No entanto, o alto teor de colesterol presente na gema de ovo levanta preocupações em relação ao risco de doenças cardiovasculares. Uma única gema contém cerca de 185 mg de colesterol, mais da metade da quantidade diária recomendada de 300 mg, segundo diretrizes americanas recentemente revisadas.

Comer ovo todo dia faz mal?

Especialistas afirmam que o consumo diário de ovos não é prejudicial para a maioria das pessoas. Pelo contrário, o alimento é rico em proteínas e nutrientes essenciais, como colina, vitaminas e minerais, que fortalecem o sistema imunológico, ajudam no ganho de massa muscular e contribuem para a saúde da pele.

A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de até dois ovos por dia para obter seus benefícios de maneira segura. No entanto, pessoas com hipercolesterolemia familiar, condição genética que causa níveis elevados de colesterol, devem limitar a ingestão a um ovo diário.

Ovos cozidos. – Foto: Pexels

Impactos do ovo na saúde

Apesar das controvérsias sobre a relação entre ovos e doenças cardíacas, estudos indicam que o alimento oferece nutrientes que favorecem a saúde. Um dos destaques é a colina, um composto essencial para o cérebro e o fígado e que pode proteger contra a doença de Alzheimer.

Contudo, a colina também está relacionada a um efeito negativo. No intestino, ela é transformada em TMA (trimetilamina), que, ao passar pelo fígado, se converte em TMAO (trimetilamina-N-óxido). O TMAO está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares.

Pode comer ovo cru?

O consumo de ovos crus ou mal cozidos pode resultar em infecção intestinal causada pela bactéria Salmonella, responsável por sintomas como febre, dor abdominal, vômitos e diarreia intensa.

Para reduzir o risco de contaminação, evite ovos crus e produtos que os contenham, como maioneses caseiras, mousses, coberturas e recheios de bolos. Sempre cozinhe bem os ovos antes de consumir.

Veja o que acontece com seu corpo ao comer ovos todos os dias:

YouTube Video

*Com informações de Tua saúde e BBC.

The post Afinal, comer ovo todo dia faz mal? Desvendamos os mitos e verdades sobre seu consumo appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.