Guarujá decreta intervenção e analisa contas da empresa de transportes públicos; entenda


Segundo a prefeitura, durante o período de 90 dias será realizada uma auditoria completa nas contas da empresa. Secretário adjunto de Meio Ambiente e Segurança Climática foi nomeado interventor. Ônibus da City Transporte, empresa que assumiu o transporte público de Guarujá, SP, em 2017
Helder Lima/PMG
O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), decretou uma intervenção de 90 dias na City Transportes, empresa responsável pelo transporte público na cidade. A medida, segundo a prefeitura, foi tomada para fazer uma auditoria completa nas contas da empresa devido à “possibilidade de irregularidades” em relação a princípios como transparência e boas práticas.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A administração municipal afirmou que, durante o trabalho de autoria nas contas da empresa, os moradores continuarão atendidos pelo serviço da City.
Na cidade desde 2017, a concessionária é alvo de reclamações recorrentes entre os trabalhadores da categoria. Em janeiro deste ano, por exemplo, eles entraram em greve devido aos atrasos salariais.
Em nota enviada ao g1, a prefeitura disse que, desde o início da gestão, enviou à empresa dezenas de ofícios pedindo informações sobre a prestação de contas, números de passageiros transportados, valores cobrados e custos operacionais.
As inconsistências e contradições reveladas pelas respostas da concessionária, ainda segundo a prefeitura, “sugerem a possibilidade de irregularidades em relações aos princípios de transparência, eficiência, economicidade e boas práticas da administração pública e motivaram a intervenção”.
Levando isso em conta, a intervenção aconteceu na tarde de sexta-feira “de maneira tranquila”, acompanhada pelo sindicato da categoria. Durante esse período, segundo o município, não haverá alterações nas linhas e horários dos ônibus e os trabalhadores receberão normalmente.
Leia também
PRAIA GRANDE: Mulher de peruca convence lojistas a entregar dinheiro do caixa em golpe no shopping;
ITANHAÉM: Menino foi vítima de charrete antes de turista morrer após ser atropelada em praia;
SANTOS: Polícia prende suspeito pelo desaparecimento de ex-PM; vítima sumiu há quase um mês
Interventor nomeado
Madi nomeou Renato Paulo Nicolaci Fincatti como o interventor da City durante os 90 dias, ou seja, ele assumirá temporariamente a administração da empresa. A intervenção poderá ser prorrogada por mais três meses quando acabar.
Conforme apurado pelo g1, Fincatti foi nomeado secretário de Saúde no início deste ano, mas na última sexta-feira (28), mesmo dia em que Madi decretou a intervenção, foi exonerado e nomeado secretário adjunto de Meio Ambiente e Segurança Climática. O cargo na Saúde foi ocupado interinamente por Fábio Caldas Mesquita.
Segundo edição extra do Diário Oficial, a comissão de intervenção chefiada por Fincatti poderá “ocupar, utilizar e acessar instalações, equipamentos, recursos financeiros e contas bancárias, material e pessoal empregados na execução do contrato, necessários à sua continuidade, os quais serão devolvidos posteriormente”.
Como ficará o serviço?
A prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana dará apoio para a manutenção da operação diária do serviço de transporte coletivo dos passageiros. A Guarda Civil Municipal, por sua vez, ficará à disposição do comitê de intervenção para as ações que se fizerem necessárias.
“O comitê de intervenção, ora nomeado, deverá pautar-se estritamente de acordo com as determinações judiciais e estipulações contratuais, ficando, inclusive, responsável para requisitar os meios necessários para promoção de auditoria na empresa ora interditada”, diz o texto.
O g1 entrou em contato com a City para mais informações, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
Relembre greve no início do ano
Greve interrompe transporte coletivo em Guarujá
Em janeiro deste ano, funcionários da City fizeram uma greve. Após alguns dias, eles aceitaram a proposta da prefeitura, que regularizou os atrasos salariais da categoria. O acordo foi firmado após reunião com a participação do sindicato, representantes do Executivo e da empresa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.