Brasil registra presença de tubarão mais rápido do mundo; saiba onde e os riscos

Tubarão Mako é registrado em águas cariocas.

Um momento especial marcou a vida de mergulhadores que se aventuravam pelas águas do mar carioca na última semana. Participantes do Instituto Mar Urbano (IMU), durante suas atividades, ficaram próximos a um Tubarão Mako, considerado o mais veloz do mundo, conseguindo nadar até 70 km/h. 

“A gente carimbou no nosso álbum de figurinhas um Tubarão Mako pela primeira vez filmado vivo em nossas águas”, disse Ricardo Gomes, diretor do Instituto. 

Apesar da notícia parecer aterrorizante, por impressões de perigo que um animal como esse passa, Gomes afirma que não tem para que se desesperar. O especialista garante que o Rio de Janeiro tem um “histórico quase zero de incidentes com tubarão” e que o Mako, em especial, não representa nenhum perigo. 

A ocasião se deu entre as Ilhas Cagarras e a praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, segundo o instrutor de mergulho Andrew Macau. “No meio do caminho observamos ele vindo em nossa direção e tivemos a oportunidade de colocar câmera na água e registrar esse animal raro”, contou. 

Preservação

O IMU alerta ainda que a espécie está ameaçada de extinção. “A ameaça à sobrevivência dos tubarões é alarmante. Preservar essas espécies é essencial para a saúde dos oceanos”, expressou o pesquisador Nathan Lagares.

Dados apontam que cerca de 89 milhões são mortos anualmente.

Confira

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Mar Urbano (@institutomarurbano)

The post Brasil registra presença de tubarão mais rápido do mundo; saiba onde e os riscos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.