Médica é investigada por homicídio culposo após morte de defensora pública em Boa Vista

Médica é investigada em Boa Vista-capa

A médica Mayra Suzanne Garcia Valladão é investigada pela Polícia Civil de Roraima por homicídio culposo, após a morte da defensora pública Geana Aline de Souza, de 39 anos, em Boa Vista.

A investigação busca esclarecer se houve negligência, imperícia ou imprudência no procedimento realizado pela profissional.

Médica é investigada em Boa Vista

A Polícia Civil realizou, na sexta-feira (28), uma inspeção no consultório de Mayra para verificar as condições de biossegurança dos equipamentos utilizados.

A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal. Portanto, a investigação do caso está a cargo do 1º Distrito Policial.

Conforme a delegada Jéssica Muniz, responsável pelo caso, a principal linha de investigação é a possibilidade de homicídio culposo, considerando uma eventual falha técnica ou negligência.

“Se apura como principal linha de investigação a prática do crime de homicídio culposo por possível negligência imperícia ou prudência da médica que fez o procedimento de tentativa de inserção de DIU na paciente no dia 18 de março de 2025. Para fins de apurar a questão de possível imprudência no manuseio de equipamentos técnicos no procedimento foi solicitada a vigilância sanitária do estado de Roraima e a vigilância sanitária do município de Boa Vista, que realizasse uma inspeção técnica no consultório da doutora”, explicou a delegada.

O Ministério Público de Roraima (MPRR) também abriu um procedimento para apurar a causa da morte. Além disso, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) instaurou uma sindicância sobre o caso.

Relembre o caso

Geana passou por um procedimento para inserção de DIU em 18 de março, mas o dispositivo não chegou a ser colocado.

Não há informação sobre o motivo da interrupção. Após deixar o consultório, a defensora apresentou febre e dores, evoluindo para um quadro de infecção generalizada, que levou ao óbito sete dias depois.

A família de Geana informou que a defensora desenvolveu uma infecção grave no colo do útero, que se disseminou pelo organismo e levou à falência de órgãos como rins e fígado.

Posteriormente, um hospital particular em Boa Vista a atendeu. No entanto, Geana não resistiu.

Defensora pública de Roraima, Geana Aline – Foto: Reprodução/DPE-RR.

No dia do falecimento de Geana, Mayra publicou uma nota nas redes sociais classificando o ocorrido como uma “fatalidade” e afirmando que o óbito não teve relação com o atendimento médico.

A médica declarou ter prestado toda a assistência necessária e que isso será comprovado no momento oportuno.

Mayra alega possuir pós-graduação em ginecologia e obstetrícia, mas não tem especialidade registrada no CRM-RR. Também não há informação sobre a posse do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) na área.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por DRA. MAYRA GARCIA – MÉDICA (@dra.mayragarcia)

Quem era Geana Aline?

Geana Aline de Souza era defensora pública titular da vara de execução penal da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR).

Natural de Belém (PA), graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) em 2013 e atuou no Tribunal de Justiça do estado antes de ingressar na DPE.

Durante sua carreira, trabalhou na defesa dos direitos de condenados e presidiu a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (ADPER).

Também foi diretora da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Ademais, a defensora era casada com o empresário Cláudio Rodrigues e cuidava de seus dois enteados.

Por fim, a DPE-RR lamentou a perda e destacou sua dedicação à justiça e à defesa dos mais vulneráveis.

Geana Aline faleceu na última terça-feira (25) – Foto: Reprodução/Instagram/DPE-RR.

The post Médica é investigada por homicídio culposo após morte de defensora pública em Boa Vista appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.