Massa polar chegará ao Brasil; saiba quando

Abril deve marcar o começo efetivo do outono no Brasil, com a chegada de massas de ar frio de origem polar, segundo previsão da Climatempo.

A previsão indica períodos com temperaturas mais amenas no Centro-Sul e redução das chuvas em diversas regiões. Ao longo do mês, duas incursões de ar polar devem se destacar.

Massas de ar polares devem passar pelo Brasil em abril

A primeira, entre os dias 5 e 8, trará um leve resfriamento em áreas do Sul, Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Pessoas andando agasalhadas na rua em dia frio
Massa de ar frio mais intensa deve derrubar temperaturas ainda na primeira quinzena de abril (Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil)

pouco antes do fim da primeira quinzena, uma massa de ar frio mais intensa deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da Região Sul.

Esse segundo avanço polar também impactará estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e partes de Mato Grosso, com frio de moderada a forte intensidade. E não para por aí: no fim do mês, uma nova massa polar, ainda mais abrangente, deve reforçar o resfriamento nessas mesmas regiões.

Apesar dessas entradas de ar frio, abril ainda deve registrar dias quentes em grande parte do território nacional, com temperaturas acima da média. A exceção será no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que podem encerrar o mês com marcas abaixo da média histórica.

Previsão de chuva

A tendência de abril também é de diminuição dos volumes de chuva, comportamento típico do outono. Ainda assim, há exceções importantes.

Mulher andando na rua com guarda-chuva aberto durante chuva
Tendência de abril é de diminuição dos volumes de chuva (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

No Sul, acumulados acima da média são esperados em parte da região. O extremo norte do país deve seguir sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com chuva intensa em estados como Amazonas, Pará e Amapá, além do litoral norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.

Na costa leste nordestina, cidades como Salvador (BA) devem registrar aumento na intensidade das chuvas, fenômeno também previsto para o litoral do Sudeste, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Isso por conta da atuação conjunta de frentes frias com o Atlântico Sul aquecido.

Leia mais:

  • 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
  • Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
  • Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas

A região Sul ainda deve enfrentar episódios de chuva forte ao longo do mês. No entanto, os volumes devem ser bem menores do que os registrados em 2024, quando o Rio Grande do Sul enfrentou precipitações extremas.

Na segunda quinzena de abril, a previsão é de queda mais acentuada das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste.

O post Massa polar chegará ao Brasil; saiba quando apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.