TikTok: Trump diz que rede social será vendida nesta semana

O prazo para resolução do impasse envolvendo o TikTok nos Estados Unidos acaba no dia 5 de abril. Apesar do pouco tempo disponível, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou otimista em relação a um desfecho positivo.

O republicano afirmou que um acordo com a ByteDance, dona da rede social, para a venda da plataforma deve ser fechado antes da data. Lembrando que a plataforma precisa passar para o controle de donos norte-americanos para continuar operando no país.

Chineses não confirmaram possibilidade de negociação

Trump disse neste final de semana que há “muitos compradores em potencial” e que gostaria que a rede social continuasse funcionando nos Estados Unidos. Apesar das declarações, o republicano não informou quem poderia comprar a plataforma e nem os valores envolvidos na negociação. As informações são da Reuters.

ByteDance TikTok
ByteDance sempre se mostrou contrária a qualquer tipo de acordo (Imagem: shutterstock/Ascannio)

O presidente dos EUA havia afirmado nos últimos dias que poderia cortar as novas tarifas impostas sobre a China em troca de um acordo envolvendo o TikTok. Ele também não descartou a possibilidade de estender o prazo para resolução do impasse, embora suas novas falas pareçam deixar esta opção mais distante.

O governo da China e a ByteDance não se pronunciaram oficialmente sobre a possibilidade venda. Lembrando que Pequim sempre se manifestou de forma contrária a qualquer negociação que colocasse a rede social sob propriedade norte-americana.

Leia mais

  • TikTok: Trump apresenta nova proposta para venda da rede social
  • TikTok: senadores dos EUA pressionam Trump por resolução
  • Perplexity entra na disputa pelo TikTok com proposta audaciosa
  • TikTok: quatro grupos negociam compra da rede social, diz Trump
Bandeira dos EUA, com o logo do TikTok à frente e um ícone de bloqueio à sua frente
TikTok ainda pode ser banido dos EUA (Imagem: salarko/Shutterstock)

Rede social chegou a ser retirada do ar

  • O prazo inicial para que o TikTok evitasse o banimento da rede social nos EUA acabou em 19 de janeiro.
  • A justiça do país, então, determinou a interrupção das operações, medida que foi revertida por decreto do presidente Donald Trump, que deu mais 75 dias de prazo para resolver a situação.
  • O principal impasse é em relação ao uso feito dos dados coletados pela plataforma, que seriam enviados para o governo da China, representando um risco para a segurança nacional norte-americana.
  • Por isso, o TikTok está sendo pressionado para vender as operações para um dono dos EUA, o que não aconteceu até agora.
  • A empresa chinesa e o governo do país asiático contestam as alegações e acusam os norte-americanos de ferirem os princípios da concorrência justa.

O post TikTok: Trump diz que rede social será vendida nesta semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.