Rede móvel privativa do DF aguarda modelo de sustentabilidade

A rede móvel privativa de comunicações do governo federal, prevista no edital do leilão do 5G de 2021, ainda está em fase de implantação e deverá ter seu modelo de sustentabilidade financeira definido em 2025. A informação é do secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, em entrevista ao TV Síntese.

De acordo com o secretário, a fase 1 da rede móvel privativa, focada na interoperabilidade entre forças de segurança, será entregue até o fim deste ano. Já a fase 2, que prevê a inclusão de novos serviços (como dados, vídeo e prioridade de acesso), está condicionada ao fechamento de um modelo que permita à Telebras manter a operação após o fim da atuação da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

“A rede precisa ser sustentável financeiramente. Não basta entregá-la funcionando — é necessário garantir que o custo possa ser bancado com a contratação de serviços por órgãos públicos”, explicou Tercius. O desafio, segundo ele, é que não há obrigatoriedade de adesão por parte dos usuários potenciais, como polícias e Defesa Civil, o que impõe incertezas à geração de receita futura.

Por isso, o MCom e a Telebras vêm estruturando um modelo modular, com custos proporcionais ao número de clientes atendidos. A ideia é que mesmo com um volume inicial menor de adesões, o custo total se ajuste para viabilizar a manutenção.

A rede móvel será implementada inicialmente no Distrito Federal, e usará parte dos recursos arrecadados no leilão de 2021. A rede fixa, por sua vez, já está com os anéis ópticos definidos nas capitais e em fase de execução dos pontos de conexão, com entrega prevista até fevereiro de 2026.

A operação futura da rede será de responsabilidade da Telebras, cuja saída da dependência orçamentária também está em discussão no governo federal, com participação da Casa Civil e do Ministério da Gestão.

O post Rede móvel privativa do DF aguarda modelo de sustentabilidade apareceu primeiro em TeleSíntese.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.