
A decisão publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) sobre o novo horário de funcionamento para distribuidoras de bebidas na última segunda-feira (31) é com a intenção de dar mais tranquilidade aos moradores, segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“Nós procuramos identificar aquelas situações em que estavam tendo interferência no aumento de criminalidade, com desordens, som alto e brigas que estavam tendo nas portas e proximidades de distribuidoras de bebidas de algumas regiões administrativas”, afirmou.
Avelar explicou que as desavenças muitas vezes acabavam em tentativas de homicídios e em homicídios de fato. “Tudo em razão de ambientes com bebidas sendo vendidas, especialmente nas madrugadas”, garante.
Levantamento da Secretaria mostra que em 2024, cerca de 20% dos homicídios tentados ou consumados ocorreram dentro ou nas imediações desses estabelecimentos.
Já em 2025, nos dois primeiros meses, o percentual do crime já chega a 24%.
O secretário assegura ainda que a ação surgiu de um debate com a sociedade, que foi ouvida e demonstrou insatisfação. “A grande maioria apoia a medida que busca trazer normalidade e respeito aos outros que não compactuam com uma vida em desordem”, disse.
O que foi definido?
O documento do governo do DF estabelece que a partir de agora esses locais poderão operar apenas entre 6h e 0h, em todas as regiões administrativas, independentemente de estarem situados em áreas comerciais, mistas ou residenciais.
The post Distribuidoras de bebidas geravam homicídios tentados ou consumados, diz secretário de segurança do DF appeared first on Portal Norte.