Idoso é resgatado de trabalho análogo à escravidão em Goiás

Idoso estava em uma fazendo de difícil acesso em GOPolícia Civil/Divulgação

Um idoso de 75 anos submetido a condições de trabalho análogo à escravidão foi resgatado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), nesta segunda-feira (31). A Operação recebeu o nome de “Alforria” e foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Hidrolândia2ª DR, após uma denúncia formal do Ministério Público (MP) do estado. Segundo a Polícia Civil, as investigações levaram à localização da propriedade rural onde a vítima estava sendo mantida. O idoso foi encontrado na área externa da residência, realizando trabalho braçal com uma pá e um carrinho de mão.

“Ele (o idoso) foi resgatado em uma fazendo, no interior do município, em um local de difícil acesso. Ele estava com problemas de coluna. Ela não recebia salários e vivia em condições insalubres. Dormia em local sem acesso a luz elétrica, sem banheiro, sem acesso à alimentação digna e, principalmente, sem receber nenhum dos seus benefícios do seu trabalho”, relatou o delegado titular Sérgio Henrique Alves, em vídeo enviado ao portal iG.

Em depoimento preliminar, a vítima revelou que prestava serviços no local havia oito anos, sem qualquer tipo de remuneração ou assistência financeira, sobrevivendo apenas com alimentação e moradia fornecidas pelo empregador. O espaço onde o idoso ficava era compartilhado com animais domésticos, como galinhas e cães, e havia carne em estado de putrefação no local. Diante da situação, a Polícia Técnico-Científica realizou uma perícia na propriedade.

O proprietário do imóvel foi preso em flagrante, mas foi solto após o pagamento de fiança. O caso foi encaminhado à Vara das Garantias e ao Ministério Público, que dará seguimento às providências legais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.