
Na manhã desta terça-feira (1º), o rio Madeira registrou uma elevação de sete centímetros durante a madrugada, atingindo 16,60 metros de altura.
O aumento foi impulsionado pelas fortes chuvas que caíram na capital rondoniense, gerando preocupação entre as autoridades e comunidades ribeirinhas.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o risco de uma catástrofe ambiental causada pela cheia do Rio Madeira é classificado como moderado.
No entanto, a previsão aponta continuidade das chuvas até meados de abril em Porto Velho, o que pode agravar a situação do rio Madeira dependendo das variações climáticas.
Entre as principais recomendações estão evitar transitar em áreas alagadas, manter distância da rede elétrica e procurar locais mais altos em caso de agravamento da cheia.
BR-425 e o distrito de Nazaré sofrem com alagamentos da cheia do rio Madeira
Um vídeo registrado nesta segunda-feira (31) revela um trecho da BR-425 alagado com a cheia do rio Madeira.
Além da rodovia, o distrito de Nazaré, localizado 150km de Porto Velho, também está sendo afetado pelo nível do rio Madeira.
Nas últimas semanas, as águas começaram a atingir as casas e ruas da área rural da capital. Vídeos registrados por moradores revelam que a comunidade está “ilhada”.
Como medida emergencial, a Prefeitura deslocou o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho ao distrito para prestar atendimento à população.
The post Rio Madeira se aproxima da cota de inundação e comunidades de Porto Velho sofrem com alagamentos appeared first on Portal Norte.