Força-tarefa identifica casos graves de saúde mental entre moradores de rua em Tubarão

Na 11ª edição da força-tarefa, realizada na madrugada desta terça-feira (1), equipes das Secretarias de Assistência Social, Mulher e Família, do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com o apoio das forças de segurança: Polícias Militar, Municipal e Rodoviária Federal, abordaram 16 pessoas em situação de rua.

No decorrer da ação, três pessoas foram encaminhadas ao CAPS AD. Em outro caso, a prefeitura fez a articulação com o objetivo de possibilitar o retorno de uma pessoa a Treze de Maio, cidade de origem, pois ele é paciente oncológico e vive em situação de rua há sete anos. Uma das pessoas foi conduzida ao Rio Grande do Sul e uma mulher foi levada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) para internação, pois estava em surto. O restante dos abordados foi encaminhado ao Setor POP para cadastramento.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Mulher e Família Heloísa Cabral, em cada ação das forças-tarefas são encontradas situações inusitadas. “Hoje, diferente das demais, nos deparamos com uma mulher com aparente transtorno psiquiátrico grave”, ressaltou.

Em contato com a família, em Florianópolis, foi identificado que a mulher sofre de esquizofrenia e estava desaparecida há 15 dias. “É triste e frustrante ver tantas pessoas com transtornos mentais nas ruas, sem tratamento e longe dos familiares. Uma missão árdua aos profissionais que realizam as abordagens e que carregam a responsabilidade de convencimento e encaminhamentos para os serviços de saúde e assistência social”, pontuou Daiane Barbosa, coordenadora do Setor POP.

As ações da força-tarefa seguem ocorrendo semanalmente, com o objetivo de garantir acolhimento e suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O conteúdo Força-tarefa identifica casos graves de saúde mental entre moradores de rua em Tubarão aparece primeiro em CNT Tubarão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.