Saneamento básico transforma saúde pública em Manaus com queda em números de doenças

Saneamento básico

A expansão do saneamento básico em Manaus está refletindo diretamente na saúde da população, com reduções nos casos de doenças relacionadas à falta de água tratada e esgoto adequado.

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) mostram que os casos de Hepatite A caíram 88% entre 2018 e 2024, enquanto os registros de diarreia aguda reduziram 46% em janeiro de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Obras de esgoto – Foto: Divulgação/Águas de Manaus

Apenas no mês de janeiro do ano passado, o órgão contabilizou 14 mil casos da doença na cidade. Em comparação, este ano registrou 7,5 mil no primeiro mês de 2025. O comparativo anual tem ainda uma redução de 10% entre 2023 e 2024. 

Saneamento básico em Manaus

O diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, explica que áreas sem saneamento adequado são focos de doenças.

“A falta de água tratada e o descarte incorreto de esgoto aumentam a incidência de diarreias e criam ambientes propícios para mosquitos e roedores, que transmitem outras enfermidades. O acesso ao saneamento é fundamental para prevenir problemas de saúde”, ressalta.

Mudança na vida dos manauaras

Moradores que passaram a ter acesso à água e a se interligar ao sistema de esgotamento sanitário, já sentem a diferença.

Moradora – Foto: Divulgação/Águas de Manaus

Yone Araújo, aposentada do bairro Campo Dourado, na zona Norte de Manaus, relata as mudanças.

“Eu usei a fossa durante 29 anos porque era a única opção que eu tinha. A partir da chegada do sistema de esgoto, eu logo me interliguei, pois sei os benefícios desse serviço. Agora eu sei que o esgoto vai ser tratado antes de ser devolvido pra natureza”, relatou.

Investimento que gera economia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento representa economia de R$ 4 em gastos com saúde.

Obras de esgoto – Foto: Divulgação/Águas de Manaus

Pedro Augusto Freitas, diretor-presidente da Águas de Manaus, destaca os avanços.

“Estamos no caminho certo. Com a universalização do esgoto em menos de 10 anos, teremos mais redução de doenças e melhor qualidade de vida”, destacou.

Expansão do saneamento básico em andamento

Enquanto o abastecimento de água já alcança toda a capital, o sistema de esgoto está em plena expansão. Desde 2018, foram instalados mais de 200 km de redes em regiões que não tinham acesso ao serviço.

O programa Trata Bem Manaus prevê que o serviço chegue a 90% da cidade em menos de dez anos. Além disso, investe na instalação de 2,7 mil km de redes coletoras e 70 novas estações de tratamento até 2033.

Uma das primeiras ETEs, no bairro da Raiz, deve beneficiar mais de 50 mil pessoas ainda no primeiro semestre de 2025.

The post Saneamento básico transforma saúde pública em Manaus com queda em números de doenças appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.