8 filmes lançados no passado que seriam muito polêmicos hoje em dia

Os anos passam, as gerações mudam. Piadas que faziam sucesso no passado, hoje soam ofensivas ou fora de lugar. Entre estereótipos problemáticos, racismo e sexismo, alguns filmes que foram sucesso em décadas anteriores talvez não fossem bem recebidos se lançados nos dias atuais. Reunimos oito exemplos que, vistos com os olhos de hoje, levantam discussões importantes.

8 filmes lançados no passado que seriam muito polêmicos hoje em dia

Lollita (1997)

Em uma sociedade em que mulheres ainda lutam por respeito, “Lollita” traz um passo a menos a todas nós. O filme retrata a visão de um homem de meia-idade que sente atração por uma pré-adolescente, de forma que torna a trama difícil de ser vista quando a pedofilia e a objetificação da mulher de forma precoce ainda são temas pertinentes em nossa sociedade.

Sinopse

“Lolita” narra a paixão do professor Humbert Humbert pela jovem Dolores Haze, a quem ele carinhosamente chama de Lolita. Atraído por sua enteada, Humbert casa-se com a mãe de Lolita apenas para estar perto dela. Após a morte da mãe, Humbert leva Lolita em uma viagem, onde a relação deles se torna cada vez mais complexa e controversa.

Onde assistir: disponível na Prime Video.

Um homem e uma menina olhando para frente
Lollita é um filme problemático para os dias atuais (Divulgação: Prime Video)

E o Vento Levou (1939)

Embora seja um clássico do cinema, o filme romantiza a escravidão e o sul dos Estados Unidos antes da Guerra Civil. A representação dos personagens negros e a narrativa que minimiza a brutalidade da escravidão seriam duramente criticadas atualmente.

Sinopse

Scarlett O’Hara é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

Onde assistir: disponível na Max.

Uma mulher e um homem
A representação dos personagens negros e a narrativa que minimiza a brutalidade da escravidão ressaltam o motivo de estar na lista de filmes polêmicos hoje em dia lançados no passado (Divulgação: Prime Video)

Leia também:

  • 10 filmes com bastidores polêmicos e problemáticos
  • Os 10 filmes mais esquisitos e bizarros do cinema
  • 12 filmes pesados para quem tem estômago e emocional forte

Dezesseis velas (1984)

Embora “Dezesseis Velas” ou “Sixteen Candles” seja um clássico amado dos anos 80, ele não está imune a críticas, especialmente quando visto através das lentes modernas. Na trama, temos:

  • Estereótipos ofensivos, em relação ao personagem Long Duk Dong;
  • A romantização de comportamentos problemáticos, como tratamento de Sam por Jake Ryan, visto como tóxico;
  • Além de temas como assédio sexual, pelo comportamento do personagem Ted.

Sinopse

O filme acompanha Samantha Baker, uma adolescente que enfrenta o drama de seu aniversário de 16 anos ser completamente esquecido pela família. Enquanto lida com a paixão não correspondida pelo garoto mais popular da escola, Sam navega pelas típicas angústias e humilhações da adolescência. O filme retrata com humor e sensibilidade a busca pela identidade e aceitação, características marcantes dos filmes de John Hughes.

Onde assistir: disponível na Prime Video.

O Nascimento de uma Nação (1915)

A obra é amplamente criticada por sua representação racista e glorificação da Ku Klux Klan. Além de perpetuar estereótipos prejudiciais sobre os afro-americanos, retratando-os como selvagens e ameaçadores. A narrativa romantiza o Sul escravocrata e minimiza a brutalidade da escravidão, promovendo uma visão distorcida e ofensiva da história americana.

Sinopse

Dois irmãos da família Stoneman visitam os Cameron em Piedmont, Carolina do Sul. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União.

Não está disponível nos streamings

Homem negro em plano fechado
“O Nascimento de uma Nação está na lista de filmes polêmicos lançados no passado (Reprodução: Prime Video)

O Poderoso Chefão (1972)

Apesar de ser um clássico aclamado, o filme romantiza a máfia e a violência, o que poderia gerar críticas sobre a glorificação do crime organizado. Além disso, a representação das mulheres no filme é limitada e estereotipada.

Sinopse

Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.

Onde assistir: disponível na Netflix.

O Último Tango em Paris

A atriz Maria Schneider, que interpretou a personagem Jeanne, relatou que não foi informada sobre a natureza explícita da cena, que envolvia simulação de estupro, e que se sentiu humilhada e violada durante as filmagens. Ela descreveu a experiência como “uma espécie de estupro” e expressou arrependimento por participar do filme.

Além disso, a romantização da violência sexual e a falta de respeito pelo bem-estar da atriz são amplamente condenadas.

Sinopse

Enquanto procura por um apartamento em Paris, um americano, cuja esposa recentemente cometeu suicídio, conhece uma jovem atraente. Na mesma hora, um deseja o outro ardentemente. O casal inicia um relacionamento sexual prolongado, mas puramente anônimo em que eles nem sequer dizem seus nomes, mas os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos.

Onde assistir: disponível na Prime Video.

Breakfast at Tiffany’s (1961)

“Bonequinha de Luxo” é um clássico memorável, principalmente pela Audrey Hepburn, mas peca pelo preconceito racial. A caracterização de Mickey Rooney como o Sr. Yunioshi, um personagem de ascendência japonesa, é repleta de estereótipos ofensivos e é amplamente considerada um exemplo negativo na história da representação racial no cinema americano.

Sinopse

“Bonequinha de Luxo” (1961) acompanha Holly Golightly, uma jovem excêntrica que sonha com riqueza em Nova York. Ela se envolve com o escritor Paul Varjak, seu vizinho, enquanto busca um marido milionário. O filme retrata a busca por identidade e felicidade em meio ao glamour da alta sociedade. Apesar da fachada de alegria, Holly esconde um passado complexo e uma profunda solidão.

Onde assistir: disponível na Prime Video.

Instinto Selvagem (1992)

Da representação estereotipada da bissexualidade até objetificação feminina e roteiro controverso, o filme “Instinto Selvagem” decepciona em mirar em um resultado e acertar em outro.

Sinopse

“Instinto Selvagem” (1992) acompanha o detetive Nick Curran na investigação de um assassinato brutal, no qual a principal suspeita é Catherine Tramell, uma escritora sedutora e manipuladora. Nick se envolve em um jogo perigoso de sedução e suspeita com Catherine, enquanto tenta descobrir se ela é a assassina.

Onde assistir: disponível na Prime Video.

O post 8 filmes lançados no passado que seriam muito polêmicos hoje em dia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.