Sem Bolsonaro, quem herda a direita em 2026? Pesquisa revela jogo de poder

Nomes da direita são trabalhados para 2026 na ausência de Bolsonaro.

A população deu a voz em mais um levantamento realizado pela Genial/Quaest e mostrou sua preferência para 2026 se Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, realmente não surgir candidato pela direita. 

O nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi o mais citado, sendo a intenção de 15%, seguido da ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro (PL), com 14% e Pablo Marçal (PRTB) com 11%. 

Aparecem também Ratinho Júnior (PSD) com 9%, Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), cada um com 4% e Eduardo Leite (PSDB) com 3%. Outros nomes registram 1%, enquanto 19% diz que nenhum desses e não sabem ou não responderam 16%.   

Questionados sobre o maior medo político que possuem, os entrevistados destacaram que uma possível volta do ex-presidente é o que mais os aflige, com 44% se manifestando para isso. No mesmo contexto, 41% se pronunciaram pelo medo do presidente Lula (PT) continuar na presidência.

6% apresentam medo pelas duas coisas, 4% não tem medo de nada disso e 5% não sabem ou não responderam. 

Segundo turno

Em termos de votação no segundo turno das eleições, em sentido estimulado, quando o entrevistador apresenta uma lista com possíveis nomes, foram levantados oito cenários. O destaque vai para Lula, que ganharia de todos os adversários. Confira: 

1º quadro

Uma disputa entre Lula e Bolsonaro daria vitória ao petista, com 44%, contra 40% do ex-presidente. Indecisos somam 3% e votos brancos ou nulos 13%. 

2º quadro

O presidente venceria Michelle com 44%. Ela aparece com 38%, votos indecisos são 3% e brancos ou nulos 15%. 

3º quadro 

Contra o governador de São Paulo, Lula atinge 43% e Tarcísio 37%. Indecisos somam 4%, brancos ou nulos 16%. 

4º quadro

Um final de eleições entre Ratinho Júnior e Lula daria a Lula 42% e Júnior teria 35%. 4% representam indecisos e 19% votos brancos ou nulos

5º quadro 

Pablo Marçal perde para Lula com 35%. Lula soma 44%. Indecisos são 4% e brancos ou nulos 17%. 

6º quadro 

Lula e Eduardo Bolsonaro apresentam os seguintes números: o petista tem 45% e o filho do ex-presidente 34%. Indecisos são 4% e votos brancos ou nulos somam 17%. 

7º quadro 

Enfrentando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula tem 43% e o mineiro 31%. Votos indecisos são 5% e brancos ou nulos 21%. 

8º quadro

Com Caiado, Lula encontra 44% de favoritismo e o goiano 30%. Indecisos são 4% e brancos ou nulos 22%. 

Pesquisa

A sondagem realizada com 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março conta com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

The post Sem Bolsonaro, quem herda a direita em 2026? Pesquisa revela jogo de poder appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.