‘EUA estão reduzindo o comércio mundial’, afirma economista sobre sobretaxas de Trump

Tarifaço de Trump implica em redução de comércio mundial.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na última quarta-feira (2) sobretaxas para produtos importados pelo país de praticamente todos os seus parceiros comerciais, incluindo o Brasil, que terá taxa de 10%. 

A situação gera alerta em especialistas, que falam que os produtos vão se tornar mais caros na economia, além de um “efeito transbordamento”, de acordo com o economista e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Benito Salomão. 

“Como os Estados Unidos são uma grande economia mundial, isso significa redução do comércio internacional envolvendo praticamente o mundo todo e certamente vai gerar encarecimento dos bens”, afirma.

Na garantia de não deixar o Brasil de “braços cruzados”, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na última terça-feira (1º)  um projeto que cria a Lei da Reciprocidade Econômica. 

Salomão explica que a proposta deve ser analisada de maneira mais ampla para que nenhuma consequência adversa seja observada. 

Ação contínua

Ainda em março, o presidente Republicano citou nominalmente o Brasil como possível alvo de novas tarifas, afirmando que o país “sempre usou tarifas contra os EUA”.

Trump disse muitas vezes que as tarifas são benéficas na proteção e na criação de empregos do país.

“Sob meu plano, os trabalhadores americanos não ficarão mais preocupados em perder seus empregos para nações estrangeiras”, disse ele.

The post ‘EUA estão reduzindo o comércio mundial’, afirma economista sobre sobretaxas de Trump appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.