Coligação de Thiago Araújo pede impugnação da chapa de Eguchi

A coligação “Belém quer Mudança de Verdade”, que reúne partidos como Republicanos, Agir, Solidariedade, Democracia Cristã, Avante e PMB, liderada pelo candidato a prefeito de Belém, o deputado estadual Thiago Araújo, entrou com um pedido de impugnação nesta sexta-feira (16/08) contra o DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) da coligação rival “União Bora Belém”, encabeçada por Everaldo Eguchi.

Segundo a coligação de Thiago Araújo, o partido Solidariedade foi registrado de forma irregular na chapa de Eguchi. No dia 26 de julho, a comissão provisória do Solidariedade Belém havia decidido, em convenção, não lançar candidatura majoritária, optando por se aliar à coligação “Belém quer Mudança de Verdade”. O edital de convocação para essa convenção foi publicado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará em 22 de junho.

No entanto, no último dia permitido para a realização de convenções, 5 de agosto, uma ata de uma suposta convenção presidida por uma mulher chamada Allana, que afirmava ser presidente da comissão provisória do Solidariedade Belém, teria sido apresentada, indicando que o partido se coligaria com o PRTB, de Eguchi. A coligação de Thiago Araújo contesta a legitimidade dessa convenção, alegando que o nome de Allana nunca constou no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em resposta à situação, o próprio Solidariedade entrou com um pedido de liminar para suspender a ata contestada, o que foi acatado pela juíza eleitoral da 76ª Zona Eleitoral no dia 12 de agosto. A decisão judicial determinou a “imediata suspensão da ata fake ocorrida no dia 05/08 e lançada no sistema Candex em 06/08”, proibindo qualquer ato referente ao partido com base nesse documento.

Apesar da decisão judicial, o PRTB registrou o DRAP da coligação “União Bora Belém” incluindo o Solidariedade no dia 15 de agosto. Agora, o pedido de impugnação protocolado pela coligação “Belém quer Mudança de Verdade” busca a exclusão do Solidariedade da chapa de Eguchi. A decisão sobre a impugnação deve ser tomada nos próximos dias, gerando incertezas sobre a composição final das candidaturas para as eleições municipais em Belém.

The post Coligação de Thiago Araújo pede impugnação da chapa de Eguchi appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.