Criou maravilhas na nossa igreja. Mas tratou índios como “porcos”

Quando chegou a Belém, em 2002, a tradução da carta do jesuíta Johann Xaver Treyer, estavam restauradas as obras que ele deixou na igreja de Santo Alexandre.

A beleza destas obras vinha encantando visitantes da igreja, como o arquiteto Lúcio Costa, havia 300 anos.

Lúcio, conhecido mundialmente por seu Plano Piloto elaborado para Brasília, tratou com dureza o Teatro da Paz, quando elaborou um parecer sobre ele, em 1963, a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Chamou o teatro de mera “curiosidade artística e não obra de arte propriamente dita”.

Porém, diante dos dois púlpitos construídos por Johann Treyer, na igreja, o arquiteto teve uma atitude diametralmente oposta.

É isto que revela o ensaio “A arquitetura dos jesuítas no Brasil”, publicado pela revista do IPHAN, em janeiro de 1941.

Nele, Lúcio reconhece sua sedução.

Diz ele sobre os púlpitos:

– Revelam um tal fervor, tamanho arrebatamento, que a sua análise não cabe dentro dos limites comedidos de uma crítica objetiva.

O mesmo entusiasmo Lúcio mostraria pelos ornamentos esculpidos em madeira em torno das imagens dos altares – os retábulos – do templo.

Segundo ele, as linhas mestras dos desenhos dos retábulos:

– Quase se perdem, levadas pelo ímpeto e pela profusão de formas que irrompem por toda a parte.

Entre estes retábulos estava o do altar-mor talhado por Treyer, uma obra ainda mais valorizada pela atuação nele de Antonio Giuseppe Landi.

Coube a Landi elaborar uma composição de elementos geométricas no teto daquele altar, durante a demorada construção da igreja, entre os séculos XVII e XVIII.

Estas obras de Treyer, assim como o deslumbrante Anjo Tocheiro que passou a integrar o acervo da igreja, surgiram na Oficina de Escultura.

Era um dos setores do conjunto monumental arquitetônico jesuítico, o primeiro levantado em Belém.

Na oficina, Treyer procurou ensinar seu ofício aos índios do Pará.

Ele era um austríaco de Tirol que havia embarcado em Lisboa com destino a Belém quando já tinha 35 anos de idade.

Foi sob sua direção que a oficina produziu os púlpitos, o retábulo do altar-mor, o Anjo Tocheiro, e, ainda uma imagem de Nossa Senhora do Calvário, informa Myriam de Oliveira, num ensaio inserido no álbum “Feliz Lusitânia/Museu de Arte Sacra”, editado pela Secult.

O convívio de Treyer com os índios teve dois resultados.

De um lado, deixou marcas nas obras do austríaco.

Seus púlpitos tinham um “acento bárbaro”, observou Lúcio Costa.

De outro lado, provocou entre os índios o surgimento de um caso – pelo menos – de evidente vocação para a escultura.

A autoria do Anjo Tocheiro é atribuída a um entre dois índios que estudaram com Treyer.

Eles eram conhecidos como “índios de Gibirié” e receberam os nomes cristãos de Manoel Ângelo, e, Faustino, revela Myriam  de Oliveira.

Aquela imagem de anjo esculpida na tocha sempre impressionou os europeus que passaram pela igreja, conta Serafim Leite, em sua enciclopédica “História da Companhia de Jesus no Brasil”.

Leite relata que a imagem foi a primeira escultura realizada por um daqueles dois índios.

Por isto, segundo ele, quando viam a tocha, os europeus indagavam:

– Imagina o que este índio não faria, se exercesse o ofício de entalhador por alguns anos?

Treyer jamais retornou à Áustria.

Como Landi, ele também passou a segunda metade de sua vida no Pará, e, aqui morreu.

O austríaco dedicou trinta e cinco anos à sua oficina e a expedições para as aldeias jesuíticas do interior do Estado, nas quais executava trabalhos artesanais.

Ele morreu num acidente de barco, quando se dirigia à aldeia de São Miguel do Maracanã.

Mas, o convívio demorado de Treyer com os índios nem sempre foi harmonioso e frutífero, como mostra a carta que o jesuíta escreveu para outro religioso, em março de 1705.

Portanto, dois anos depois de ele chegar a Belém.

Guardada pelo arquivo central da Companhia de Jesus – o ArchivumRomanumSocietatisIesu -, a carta foi traduzida por Fernando Aymoré, historiador da Universidade de Mainz, na Alemanha.

E chegou a Belém em 2.002, através do Museu de Arte Sacra, então dirigido por Déa de Castro.

Na carta Trayer atribui aos índios “instintos suínos”.

Compara-os a “um rebanho de porcos nutridos”.

E, o mais grave, revela que os jesuítas agrediam fisicamente os indígenas.

Chega a narrar o açoitamento de uma índia ordenado por um missionário.

O motivo: a índia não queria cobrir a parte inferior de seu corpo.

Depois, Treyer conta que ele próprio aplicou palmadas num jovem índio que o ajudava a produzir trabalhos artísticos.

As agressões registradas na carta de Treyer, embora desconcertantes para os católicos paraenses, não surpreendem quem estuda a presença das ordens religiosas na Amazônia do Brasil Colonial.

A violência dos religiosos lembra o penoso e complexo processo sócio-histórico-político-cultural através do qual o Estado do Pará pôde conquistar seu patrimônio arquitetônico erudito.

Um patrimônio frequentemente tratado com irresponsabilidade, descaso e incompetência.

Infelizmente.  

*Oswaldo Coimbra é escritor e jornalista

Translation (Tradução)

He created wonders in our church. But he treated the Indians like “pigs.”

When he arrived in Belém in 2002, the translation of the letter from the Jesuit Johann Xaver Treyer revealed that the works he had left in the Santo Alexandre church had been restored.

The beauty of these works had been enchanting visitors to the church, such as the architect Lúcio Costa, for 300 years.

Lúcio, world-renowned for his Pilot Plan designed for Brasília, was harsh in his assessment of the Teatro da Paz when he wrote a report about it in 1963 at the request of the National Historical and Artistic Heritage Institute – IPHAN.

He called the theater a mere “artistic curiosity and not a work of art proper.”

However, when faced with the two pulpits built by Johann Treyer in the church, the architect had a diametrically opposite attitude.

This is what the essay “The Architecture of the Jesuits in Brazil,” published in the IPHAN magazine in January 1941, reveals.

In it, Lúcio acknowledges his enchantment.

He says about the pulpits:

  • They reveal such fervor, such rapture, that their analysis cannot be contained within the measured limits of objective criticism.

Lúcio displayed the same enthusiasm for the wooden ornaments carved around the altar images—the retables—of the temple.

According to him, the guiding lines of the retables’ designs:

  • Almost get lost, swept away by the impetus and profusion of forms that burst forth everywhere.

Among these retables was the high altar crafted by Treyer, a work made even more valuable by the contribution of Antonio Giuseppe Landi.

It fell to Landi to create a composition of geometric elements on the ceiling of that altar during the church’s prolonged construction between the 17th and 18th centuries.

These works by Treyer, as well as the stunning Torchbearing Angel that became part of the church’s collection, originated in the Sculpture Workshop.

It was one of the sections of the monumental Jesuit architectural complex, the first of its kind erected in Belém.

In the workshop, Treyer sought to teach his craft to the Indians of Pará.

He was an Austrian from Tyrol who had embarked from Lisbon to Belém at the age of 35.

Under his direction, the workshop produced the pulpits, the high altar retable, the Torchbearing Angel, and even an image of Our Lady of Calvary, according to Myriam de Oliveira in an essay included in the album “Feliz Lusitânia/Sacred Art Museum,” published by Secult.

Treyer’s interactions with the Indians yielded two outcomes.

On one hand, it left traces in the Austrian’s works.

His pulpits had a “barbaric accent,” as Lúcio Costa observed.

On the other hand, it sparked among the Indians the emergence of at least one clear case of a vocation for sculpture.

The authorship of the Torchbearing Angel is attributed to one of two Indians who studied with Treyer.

Known as the “Gibirié Indians,” they were given the Christian names Manoel Ângelo and Faustino, as Myriam de Oliveira reveals.

That angel figure carved into the torch always impressed Europeans who visited the church, according to Serafim Leite in his encyclopedic “History of the Society of Jesus in Brazil.”

Leite reports that the figure was the first sculpture made by one of those two Indians.

For this reason, he says, when Europeans saw the torch, they wondered:

  • Imagine what this Indian could have done if he had practiced the craft of carving for a few years?

Treyer never returned to Austria.

Like Landi, he spent the second half of his life in Pará, where he died.

The Austrian dedicated thirty-five years to his workshop and to expeditions to Jesuit villages in the interior of the state, where he carried out artisanal work.

He died in a boating accident while heading to the village of São Miguel do Maracanã.

However, Treyer’s prolonged coexistence with the Indians was not always harmonious and fruitful, as evidenced by a letter he wrote to another religious figure in March 1705.

Thus, two years after arriving in Belém.

Preserved in the central archive of the Society of Jesus—the Archivum Romanum Societatis Iesu—the letter was translated by Fernando Aymoré, a historian from the University of Mainz in Germany.

It arrived in Belém in 2002 through the Sacred Art Museum, then directed by Déa de Castro.

In the letter, Treyer attributes “swinish instincts” to the Indians.

He compares them to “a herd of fattened pigs.”

Most gravely, he reveals that the Jesuits physically assaulted the indigenous people.

He even recounts the whipping of an Indian woman ordered by a missionary.

The reason: she refused to cover the lower part of her body.

Later, Treyer admits to personally spanking a young Indian who assisted him in producing artistic works.

The aggressions recorded in Treyer’s letter, though disconcerting to Pará’s Catholics, do not surprise those who study the presence of religious orders in Brazil’s colonial Amazon.

The violence of the religious figures recalls the painful and complex socio-historical-political-cultural process through which the state of Pará was able to build its refined architectural heritage.

A heritage that is often treated with irresponsibility, neglect, and incompetence.

Unfortunately.

*Oswaldo Coimbra is a writer and journalist

(Illustration: the Torchbearing Angel sculpted by the talented Indian)

The post Criou maravilhas na nossa igreja. Mas tratou índios como “porcos” appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.