Brics articula transição climática e financiamento justo para COP30; saiba valores

Brics debatem plano para COP30.

Um encontro reuniu na última quinta-feira (3), no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), os ministros de Meio Ambiente do Brics. 

Entre os objetivos da reunião, estava a definição da agenda de trabalho do grupo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Foram propostas 50 atividades práticas focadas em áreas de qualidade do ar, recursos hídricos e biodiversidade. 

A ministra Marina Silva destacou que as articulações visam transições ideais para enfrentar as mudanças climáticas. 

“Temos aí o objetivo de que a COP30 seja a COP da implementação. O que está decidido é que temos que triplicar renovável, duplicar eficiência energética, fazer a transição justa e planejada para o fim dos combustíveis fósseis”, defendeu. 

Para melhor implementação, a ministra explica que um financiamento está sendo feito por países desenvolvidos, mas com participação dos emergentes.  

“Na COP do Clima nós chegamos nos US$ 100 bilhões e temos que trabalhar para conseguir US$ 1,3 trilhão. Isso não são apenas recursos públicos, mas também privados”, destacou.

Além de ministros, o momento também contou com a participação da diretora-executiva da COP30, Ana Toni, que é Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e da diretora do Departamento de Meio Ambiente do MRE, Embaixadora Maria Angelica Ikeda. 

Para a diretora-executiva, o contato com países do Brics é essencial na preparação do evento. 

“A gente vê um apoio muito forte do Brics, que é muito importante para a COP30. O espírito do Brics está muito na linha dos países estarem acelerando a implementação de ação climática”, afirma. 

Brics

O agrupamento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul representa um dos principais foros de articulação político-diplomática dos países do sul global, com foco na cooperação em diversas áreas. 

Recentemente, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito, o Irã e a Etiópia aderiram ao grupo. 

The post Brics articula transição climática e financiamento justo para COP30; saiba valores appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.