Lula visita cacique Raoni dois dias depois da visita de Angelina Jolie

Lula visitou o cacique nesta sexta-feira (4) Foto: Instituto Raoni/Divulgação

Durante uma visita ao Parque Nacional do Xingu nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o encontro com lideranças indígenas como o mais significativo de sua trajetória recente. A visita de Lula aconteceu um dia após a visita da atriz Angelina Jolie

Em discurso, Lula afirmou que, apesar de já ter se reunido com mais de 120 chefes de Estado ao redor do mundo, nenhum desses encontros foi tão marcante quanto a conversa com os povos do Xingu e o cacique Raoni.

O presidente destacou o compromisso do governo com os direitos indígenas. Segundo ele, há um esforço contínuo para garantir respeito, valorização e preservação das culturas originárias.

“Trabalhamos dia e noite para proteger seus saberes, sua história e sua terra”, declarou Lula, reforçando a importância da diversidade cultural dos povos tradicionais.

Cacique Raoni fez pedido ao presidente Lula

Durante a visita, o cacique Raoni fez um apelo ao presidente. O líder Kayapó pediu atenção especial à preservação do meio ambiente e expressou preocupação com a possível exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas.

Raoni, conhecido por sua atuação global em defesa da floresta e dos povos indígenas, foi claro ao sugerir que Lula reconsidere a ideia. “Se continuar assim, teremos menos poluição, menos aquecimento e uma Terra mais viva”, afirmou, com a ajuda de um intérprete.

Visita de Angelina Jolie

Dois dias antes de receber o presidente Lula, o cacique Raoni recebeu a visita da atriz e ativista Angelina Jolie. Ela esteve na aldeia na última quarta-feira (2).

Angelina teve a oportunidade de observar de perto a relação dos indígenas com a floresta. Vários momentos de sua passagem foram registrados e publicados nas redes pelo Instituto Raoni, que acompanhou a visita.

Além disso, a atriz se reuniu com Mayalu Txucarramãe, coordenadora executiva do Instituto, para conversar sobre temas ligados à preservação cultural e à realidade das comunidades indígenas da região.

Em nota oficial, o Instituto destacou a importância do encontro. “Nossa defesa da terra e das tradições é constante. É gratificante ver que mais pessoas estão ao nosso lado nessa missão”, afirmou a entidade.

Desde 2022, Angelina Jolie passou a atuar de forma independente em causas sociais e humanitárias, após encerrar seu vínculo com a Organização das Nações Unidas.

The post Lula visita cacique Raoni dois dias depois da visita de Angelina Jolie appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.