Llama 4: Zuckerberg, dono do Instagram, Facebook e WhatsApp, anuncia novo modelo de Inteligência Artificial

Print da postagem de Mark Zuckerberg no Instagram lançando modelo de IA Llama 4

O dono da Meta, proprietária do Instagram, WhatsApp e Facebook, Mark Zuckerberg, usou seus perfis nas suas redes sociais para anunciar o Llama 4, seu mais novo modelo de inteligência artificial.

A nova IA da Meta deve turbinar seus APPs e é oferecida em código aberto para que qualquer desenvolvedor use, teste e aprimore. O anúncio aconteceu neste sábado, 5 de abril. A novidade foi publicada em detalhes no site da companhia.

A IA da Meta está inicialmente disponível em duas versões: Llama 4 Scout e Llama 4 Maverick. Um terceiro modelo, o Llama 4 Behemoth, segundo Zuckerberg um “professor de IAs”, foi citado em prévia mas não disponibilizado por ainda estar em treinamento.

O Llama 4 Scout cabe em uma única GPU H100, enquanto o segundo cabe em um único host H100. 

Já a “IA professora” não teve a sua necessidade de processamento detalhado, mas segundo o site da Meta, o Llama 4 Behemoth supera o GPT-4.5, Claude Sonnet 3.7 e Gemini 2.0 Pro em benchmarks focados em STEM. STEM é a sigla em inglês para as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Os usuários podem experimentsr os dois modelos no Meta.IA que está disponível nos aplicativos WhatsApp, Messenger, Instagram Direct ou diretamente no site do Meta AI. Desenvolvedores podem acessar e baixar o modelo aqui. O Llama 4 Maverick e o Llama 4 Scout foram colocados no ar como softwares de código aberto.

Modelos multimodais

Os sistemas são, segundo Zuckerberg explicou na postagem, multimodais. Isso significa que são capazes de processar e integrar de forma nativa diversos tipos de dados, como texto, vídeo, imagens e áudio.

A Meta explicou em comunicado oficial que essas novas versões são “as mais avançadas até hoje” e representam “o melhor da categoria em multimodalidade”. Zuckerberg no comunicado também disse que os modelos requerem menos processamento do que os concorrentes.

Os mais populares modelos de IA usados atualmente são o ChatGPT, da OpenAI, o Gemini, da empresa proprietária do Google, o Claude da Anthropic e mais recentemente ganhou fama a chinesa DeepSeek. No ano passado, a Mete integrou IA nas suas principais ferramentas.

O anúncio acontece quase dois meses depois de outra rede social, o X (antigo Twitter), anunciar o lançamento da Grok 3, sua IA que o dono do X, Elon Musk, reputa como “a mais inteligente da Terra”.

Zuckerberg disse ainda que outros lançamentos estão prestes a acontecer, enfatizando o preview do Llama 4 Behemoth, que ele considera “um dos modelos de linguagem mais inteligentes do mundo”, projetado para atuar como mentor no treinamento de futuros modelos de IA. ​

Veja o vídeo em que Mark Zuckerberg anunciou o que ele batizou de “Llama 4 day”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mark Zuckerberg (@zuck)

Lançamento chegou a ser adiado

O desenvolvimento do Llama 4 enfrentou problemas pelo caminho. Analistas indicam que a Meta adiou o lançamento da nova versão devido a resultados abaixo do esperado em benchmarks técnicos, especialmente em tarefas de raciocínio e matemática.

Havia ainda preocupações sobre a capacidade do Llama 4 em realizar conversas por voz de maneira tão eficaz quanto modelos concorrentes. A Meta planeja investir até US$ 65 bilhões neste ano para expandir sua infraestrutura de IA. Veja abaixo a aparência da página de download da IA Llama 4.

O modelo Llama 4 da Meta está disponível em https://www.llama.com/llama-downloads/

The post Llama 4: Zuckerberg, dono do Instagram, Facebook e WhatsApp, anuncia novo modelo de Inteligência Artificial appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.