
A 21ª edição do Acampamento Terra Livre terá início nesta segunda-feira (7) e ocorrerá até sexta (11), em Brasília (DF). O ATL completa, nesta edição, 20 anos de luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas, incluindo a demarcação de terras.
De acordo com a organização, a expectativa é que entre 6 a 8 mil indígenas de mais de 200 povos de todas as regiões do Brasil marquem presença ao longo dos cinco dias de mobilização.
Em 2025, o tema é “APIB Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida”.
A programação está marcada por debates sobre temáticas essenciais à vivência da população indígena, como os conflitos em seus territórios, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena e resistência LGBTQIA+.
Além disso, duas marchas estão marcadas nos dias 8 e 10 de abril. A primeira, com o tema “Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro Não Está à Venda” e a segunda “A Resposta Somos Nós”. Ainda no dia 10 também está previsto o lançamento da Comissão Internacional Indígena para a COP 30.
A programação completa da mobilização foi divulgada no site oficial da Apib.
Marco Temporal também na pauta do ATL
A comissão de conciliação criada no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o marco temporal também está na pauta do ATL deste ano.
Nesta semana, foi realizada uma nova rodada de debates sobre a proposta que altera a Lei do Marco Temporal.
Os trechos debatidos abordam, entre outros temas, as fases do procedimento administrativo para demarcação de terras indígenas, a participação de estados e municípios nesse processo e as indenizações pagas aos proprietários pela terra nua.
A decisão está nas mãos do ministro Gilmar Mendes, relator das cinco ações referentes ao tema.
The post Acampamento Terra Livre: entenda o que leva milhares de indígenas a Brasília nesta semana appeared first on Portal Norte.