Pelé em Cuiabá: TVCA transmitia goleada do Rei do Futebol contra Dom Bosco há 60 anos


Neste ano, a RMC completa 60 anos de fundação. Em comemoração à data, o g1 relembra as reportagens mais marcantes do acervo da rede. Pelé teve passagem marcante por Mato Grosso
Em maio de 1965, Cuiabá viveu um momento inesquecível: a chegada de Pelé para um amistoso entre o Santos e o Dom Bosco no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. O jogo, que reuniu milhares de torcedores, foi um marco para o futebol regional e contou com ampla cobertura da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), que acompanhou o ídolo desde a recepção no Aeroporto Marechal Rondon até a estadia da delegação santista na cidade.
Esta matéria faz parte da série de reportagens do g1 em comemoração aos 60 anos da RMC, que relembra grandes coberturas realizadas pela TV Centro América.
Na época, Pelé marcou três gols e levou o Santos à vitória por 6 a 2 contra o Dom Bosco
Cháu, arquivo Misc
As câmeras da RMC registraram cada detalhe da visita do maior jogador de todos os tempos. A empolgação da torcida, a movimentação intensa nas ruas e a atmosfera única daquele dia foram transmitidas ao público por meio da cobertura especial da emissora.
No dia do jogo, a expectativa era grande. Horas antes do apito inicial, torcedores lotaram as arquibancadas do Dutrinha para ver de perto o Rei do Futebol. Pelé não decepcionou: marcou três gols e levou o Santos à vitória por 6 a 2 sobre o Dom Bosco.
Com entrevistas exclusivas e imagens que entraram para a história, a cobertura da RMC garantiu que aquele momento ficasse eternizado na memória do povo mato-grossense.
Um dos torcedores que acompanhou de perto a passagem de Pelé por Cuiabá foi o defensor público aposentado Roberto Tadeu Vaz Curvo, que, na época, tinha apenas 11 anos. Hoje, ele relembra com emoção o dia em que viu o Rei do Futebol em campo.
“A cidade parou para ver o jogo. Era só o que se comentava na época. Lembro bem de um gol dele. Ele deu um balão no zagueiro do Dom Bosco, um jogador alto e forte, e, antes de a bola cair, finalizou direto para o gol”, recordou Roberto.
Time do Santos em 1965, quando vieram o histórico jogo em Cuiabá
Cháu, arquivo Misc
A valorização do esporte
Ao longo de seis décadas, a RMC tem sido testemunha ocular da história de Mato Grosso, acompanhando de perto a transformação do esporte no estado. Dos primeiros passos do futebol local ao reconhecimento nacional de clubes como Cuiabá e Operário, a emissora se mantém presente, valorizando o esporte e contribuindo para o fortalecimento do jornalismo esportivo regional.
Seja no passado, no presente ou no futuro, a RMC segue a missão de informar, emocionar e conectar Mato Grosso ao mundo, assim como fez naquela noite de 1965, quando Cuiabá recebeu o Rei do Futebol.
Time do Dom Bosco em 1965
Cháu, arquivo Misc
Adicionar aos favoritos o Link permanente.