Brasil amplia presença da Força Nacional na Amazônia; bioma foi o mais prejudicado por queimadas

Força Nacional é prorrogada na Amazônia e no Pantanal.

O uso da Força Nacional na Amazônia Legal e no Pantanal foi prorrogado nesta segunda-feira (7) através de uma portaria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Serão mais 90 dias de atuação, entre os dias 16 de abril a 14 de julho. 

O objetivo é fortalecer o combate aos incêndios florestais, além de atuar como polícia judiciária, com prestação de apoio às perícias e focar em serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio. 

A quantidade de agentes responsáveis pelas atividades ainda não foi definida. De acordo com a portaria, a definição será da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

A medida acontece a partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que obriga o governo federal a reforçar cuidados nas regiões. 

Documento na íntegra

Bioma em alerta

O Brasil enfrentou em 2024 um aumento alarmante de 79% nas áreas queimadas em comparação com o ano anterior, conforme dados do Monitor do Fogo, do MapBiomas. O bioma Amazônia foi o mais prejudicado, com 17,9 milhões de hectares queimados, representando 58% da área total afetada no país.

“O fogo na Amazônia é inteiramente resultado da ação humana. Sua presença agrava ainda mais a vulnerabilidade dessas áreas a futuros incêndios, rompendo o equilíbrio ecológico do bioma”, explicou Felipe Martenexen, pesquisador do MapBiomas.

The post Brasil amplia presença da Força Nacional na Amazônia; bioma foi o mais prejudicado por queimadas appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.