Com ferramentas de acessibilidade, ‘Múltipla Exposição’ apresenta retratos de artistas da região de Presidente Prudente


Obras contam com audiodescrição e interpretação de legendas em Libras. ‘Múltipla Exposição’ será realizada em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá a exposição fotográfica “Múltipla Exposição”, do fotógrafo Augusto de Souza, conhecido como Gasalucinação, nesta quarta-feira (9), a partir das 19h, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Esta é a segunda edição da mostra e trará 30 retratos de artistas da música, dança, teatro, circo, artes visuais e performances de rua. As fotografias foram capturadas em Presidente Prudente e em cidades da região nos últimos anos.
Desta vez, o artista promoverá junto às obras ações inovadoras de acessibilidade, com audiodescrição e interpretação das legendas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de QR Codes.
“Não sou fotógrafo de grandes famosos, mas sim de grandes histórias. Meu desejo não é registrar pessoas conhecidas, mas fazer com que as pessoas que eu fotografo sejam reconhecidas por seu talento e sua trajetória”, afirmou de Souza.
Augusto atua como fotógrafo profissional desde 2015, com especial dedicação à arte prudentina desde 2019. Ele explica que, ao acompanhar artistas em suas expressões, a fotografia se torna um espelho, um documento, uma extensão da própria arte performada.
“Vejo a fotografia como uma arte complementar. Dependo da produção artística das pessoas para criar a minha, e, ao mesmo tempo, meu trabalho ajuda a registrar, promover e divulgar essas expressões. Criar arte a partir da própria arte pode parecer redundante, mas é algo que me fascina”, disse o fotógrafo.
‘Múltipla Exposição’ será realizada em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
“Seja em um jornal, em um post ou em um cartaz de evento, quando a imagem emociona, ela comunica mais do que palavras. E se essa imagem é feita com respeito e admiração, ela se torna parte do próprio trabalho do artista”, acrescentou de Souza.
O fotógrafo acredita que suas produções vão além da estética, ela contribui para a construção da identidade visual dos artistas que retrata, cria pontes com o público e fortalece o reconhecimento da arte regional.
A nova edição da exposição investe em acessibilidade para garantir que todos possam sentir, ouvir e enxergar a arte à sua maneira.
“As atividades que acompanho são as mesmas que eu assistiria como público. Por isso, não apenas fotografo com olhar técnico, mas com o coração de um admirador”, explicou.
A exposição segue até o dia 25 de abril na Unesp de Presidente Prudente e depois será montada na Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, no dia 5 de maio, e na Fundação Inova Prudente, no dia 2 de junho.
Fotógrafo Gabriel Augusto, de Presidente Prudente (SP)
Ariane Francisco
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
,
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.