
inscrições começarão no dia 5 de maio e vão até o dia 16, através do site da Setre e do SineBahia. Seis mil vagas de curso para direção para motociclistas são ofertados gratuitamente na BA
Cerca de 6.500 mototaxistas e motofretistas que exercem atividades remuneradas na condução de motocicletas, em 75 municípios da Bahia poderão participar de um projeto de qualificação profissional gratuito e terão direito também de ter acesso a uma linha de crédito exclusiva para compra de motocicletas novas.
A formação faz parte do projeto Condução Decente, que o governo do estado lançou na segunda-feira (7). O investimento será de mais de R$ 30 milhões.
‘Estava tentando se abaixar’, diz mototaxista sobre passageira baleada em perseguição policial na principal avenida de Salvador
A iniciativa é um desdobramento do projeto-piloto que aconteceu em Salvador e Lauro de Freitas, em 2022 e 2023, que contou com as participações de 359 mototaxistas. A ação será estendida aos 27 Territórios de Identidade do Estado para execução em 36 meses, por etapas anuais.
A primeira oferecerá 2.395 vagas e atenderá 47 municípios, a partir dos critérios de população e número de condutores mototaxistas e motofretistas das cidades.
O governo informou que terão direito à linha de crédito apenas os mototaxistas e motofretistas que tiverem 100% de aproveitamento dos cursos. Veja como vai funcionar:
Os alunos poderão comprar motocicletas 0 km de fabricação nacional, criada através de parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
A linha de crédito contará com aporte de R$ 15 milhões, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese).
Informações sobre o curso
Governo lança projeto Condução Decente para 6500 mototaxistas e motofretistas
Ricardo Filho/Ascom Setre
👉 As inscrições começarão no dia 5 de maio e vão até o dia 16, através do site da Setre e do SineBahia
👉 O curso especializado terá 30 horas de duração (25 de aula em plataforma online e 5 de aulas práticas).
👉 Já o curso de atualização terá duração de 10 horas (7 online e 3 de aulas práticas).
👉 Os alunos receberão kits de proteção individual, composto por colete e capacete.
Poderão inscrever-se para as qualificações os profissionais de transporte de passageiros e de entrega de mercadorias que atendam aos seguintes critérios:
Exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas;
Idade a partir de 21 anos;
Renda familiar de até 2 salários mínimos;
Habilitação mínima de 2 anos na categoria A;
Motociclistas que não possuam o curso especializado obrigatório exigido pela legislação federal.
Confira abaixo as disciplinas:
Ética e cidadania na atividade profissional;
Noções básicas de legislação no trânsito;
Gestão do risco sobre duas rodas;
Segurança e saúde;
Atendimento ao cliente;
Procedimentos para o transporte de pessoas e de cargas;
Prática veicular individual para o transporte de pessoas e de mercadorias;
Logística.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 📺