A nave espacial russa Soyuz MS-25, transportando os astronautas Jon Kim (NASA), Sergey Ryzhikov (Roscosmos) e Alexey Zubritsky (Roscosmos), atracou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira (8) às 5h57 (horário de Brasília). A manobra marcou o fim de uma viagem ultrarrápida, a tripulação entrou pela escotilha do laboratório orbital por volta das 8h30.
O trio foi lançado a bordo de um foguete Soyuz do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no mesmo dia, às 5h57. O tempo entre o lançamento e a atracação foi de aproximadamente 4 horas e 10 minutos, seguindo o chamado esquema de “órbita rápida”, que reduz significativamente o tempo de viagem em comparação com as tradicionais 6 horas ou até dois dias de missões anteriores.
Leia mais:
- Astronautas revelam rotina na ISS e descrevem o misterioso “cheiro do espaço”
- Rússia quer enviar cosmonautas à Lua e construir base lunar
- 10 coisas que os astronautas não podem fazer no espaço
Os novos moradores da Estação Espacial Internacional
- Jon Kim (EUA/NASA): engenheiro de voo e astronauta em sua primeira missão de longa duração na ISS.
- Sergey Ryzhikov (Rússia/Roscosmos): comandante da Soyuz e veterano de duas expedições espaciais.
- Alexey Zubritsky (Rússia/Roscosmos): especialista de voo em sua estreia no espaço.

A equipe se juntará aos sete astronautas já a bordo da ISS, onde realizará experimentos científicos, manutenções da estação e observações da Terra.
Os três recém-chegados passarão cerca de oito meses em órbita como membros das missões Expedition 72 e 73 da ISS. Se o planejamento for mantido, eles devem retornar para a Terra apenas em dezembro.
O post Nova tripulação lançada pela Rússia chega na Estação Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.