
Um jato executivo de pequeno porte derrapou na pista de pouso do Aeroporto Regional do Sudoeste do Oregon, nos Estados Unidos, e caiu nas águas da Baía de Coon, na manhã de segunda-feira (7).
Todos os quatro passageiros e o piloto foram levados de ambulância para o Bay Area Hospital (BAH), um hospital da região. A unidade de saúde confirmou que todos os envolvidos sofreram ferimentos leves e estavam estáveis.
O acidente foi divulgado pelo próprio aeroporto nas redes sociais. A Administração Federal de Aviação americana está investigando as causas.
Jato particular
A aeronave foi identificada como um jato Honda HA-420 2019, que tentou pousar na pista em North Bend, no estado americano do Oregon. O jato saiu de St. George, no estado de Utah (EUA), com destino final ao local do acidente, ocorrido por volta das 6h da manhã no horário local.
O avião parou na água de Coos Bay, banhada pelo Oceano Pacífico, a cerca de 30 metros após o final da pista.
Falha na comunicação
Segundo a emissora americana CNN, o jato foi autorizado a aterrissar com o auxílio de sinais de rádio, que orientaram a aproximação da aeronave. No entanto, o piloto não chegou a confirmar o pouso aos controladores de tráfego aéreo, conforme registro de áudio divulgado pelo site especializado LiveATC.
Como o aeroporto não contava com uma torre de controle operando naquele momento, controladores em outra localidade precisaram ligar para o terminal para verificar se o avião havia realmente tocado o solo.
O jato Honda foi removido da água por volta das 10h da manhã, depois que o aeroporto e o proprietário da aeronave garantiram um operador e guindaste para fazer o trabalho. O funcionamento do local reabriu por volta das 10h30, informou o aeroporto.