Na condição de entrevistado da última segunda-feira (7) no programa “Roda Viva”, com transmissão nacional pela TV Cultura, o ministro paraense Celso Sabino, da pasta do Turismo, assegurou que a depender do empenho do presidente Lula (PT), Belém estará preparada para receber a COP 30. A resposta foi dada ao ser questionado pela jornalista Carolina Ercolin, da Rádio Eldorado, de Porto Alegre (RS), uma das quatro integrantes da bancada que participou do programa, que é um dos mais longevos e relevantes de entrevistas da TV brasileira.
Sabino lembrou o esforço e os investimentos do governo federal na infraestrutura e logística da cidade de Belém. “Eu não tenho dúvida que o povo do Pará saberá hospedar os visitantes de uma forma carinhosa e confortável. Além disso, o governo brasileiro investiu mais de R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura viária, sanitária e outras obras de infraestrutura, além do fomento à rede hoteleira que resultará em um expressivo aumento na oferta de leitos, inclusive os que serão disponibilizados em navios que atracarão servindo de hospedagem na região”, afirmo o ministro.
Ao citar os bons resultados do turismo brasileiro no ano passado, o ministro destacou o recorde de turistas estrangeiros no Brasil em 2024, de 7,6 milhões de visitantes, que representam um recorde desde o início da série histórica de contagem, em 1970, superando até mesmo as marcas mais altas registradas anteriormente, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
O ministro paraense também ressaltou a importância desses números na economia, já que os gastos desses visitantes no ano passado impactaram em U$ 7,3 bilhões injetados no Brasil, sendo também os maiores valores da série histórica.
BOM EXEMPLO – Ao citar os avanços nos últimos anos, o ministro Celso Sabino lembrou do Aeroporto Internacional de Belém, que também teve o seu melhor ano em 2024, com mais de 4,1 milhões de viajantes, somando 2,8 mil operações mensais em 2024, números que devem crescer ainda mais neste ano de COP 30 no Pará, para o qual o ministro já solicitou reforço às três principais companhias que operam no Pará.
A Azul foi a primeira a responder, informando um aumento de 25% de voos durante a COP, que representam 15,2 mil lugares durante as duas semanas do evento da ONU. A companhia GOL também respondeu com um aumento de 25%, além do novo voo regular de Belém para Miami a partir de 15 de junho, bem com a Latam, que já sinalizou o aumento e deve informar em breve o planejamento detalhado.
The post No “Roda Viva”, Celso Sabino defende realização da COP 30 no Pará appeared first on Ver-o-Fato.