Tambaqui ataca turistas e interdita balneário; ao menos 30 casos foram registrados

Tambaqui ataca turistas em Bonito

Tambaqui ataca ao menos 30 pessoas em Bonito, Mato Grosso do Sul e interdita um dos balneários mais famosos da cidade

O peixe, um dos mais famosos na amazônia, pode passar de 1 metro e pesar até 40 kg.

O animal é uma das principais atrações da Praia da Figueira, que fica próxima ao Rio Formoso. Além do tambaqui, os turistas podem observar outras espécies como pacu, dourado e matrinxã.

Banhista perdeu parte do dedo após mordida de tambaqui

O Imasul interditou toda área do balneário Praia da Figueira depois dos ataques de tambaqui, incluindo trilhas e áreas de lazer em terra.

Após a administração da praia entrar com solicitação, o instituto liberou a área seca do ponto turístico.

Só no ano de 2025, ao menos 30 vítimas alegaram sofrer ataques do animal. Inclusive, uma das vítimas relatou perder um pedaço do dedo.

Peixe Tambaqui – Foto: Divulgação/ Governo de Rondônia

Mordida de tambaqui pode causar doenças?

Os ataques do tambaqui, embora não transmitam doenças, podem causar ferimentos significativos que requerem atenção médica devido à força de sua mordida e aos seus dentes poderosos.

Esses peixes podem ultrapassar 1 metro de comprimento e pesar até 40 kg, demonstrando uma força impressionante ao se alimentar, o que aumenta o risco de acidentes quando há interação indevida com os visitantes.

Nativo das bacias dos rios Amazonas e Orinoco, o tambaqui habita áreas de águas doces da América do Sul e é frequentemente encontrado em regiões de ecoturismo, como Bonito, no Mato Grosso do Sul.

O tambaqui ataca pessoas?

Apesar de raro, o tambaqui pode atacar pessoas. A alimentação desses peixes é com base em produtos vegetaism como sementes e pequenos frutos.

Contudo, se for alimentado de forma inadequada, o peixe pode associar qualquer movimento próximo à oferta de alimento.

The post Tambaqui ataca turistas e interdita balneário; ao menos 30 casos foram registrados appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.