É #FAKE que USP disse que não iria divulgar número de manifestantes em ato de Bolsonaro na Paulista


Publicação imita ‘Folha de S.Paulo’ e diz que ‘problemas técnicos’ impediriam que dados viessem a público. Na verdade, grupo coordenado por especialistas Universidade de São Paulo divulgou estimativa informando que evento pró-anistia reuniu 44,5 mil pessoas. É #FAKE que a USP não iria divulgar número de manifestantes no ato de Bolsonaro na Paulista em 6 de abril de 2025 para pedir anistia pelo 8 de JAneiro
Reprodução
Circula nas redes sociais uma publicação que imita a “Folha de S.Paulo” e diz que a Universidade de São Paulo (USP) não iria divulgar dados sobre a quantidade de manifestantes no ato pró-anistia convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista neste domingo (6). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
No próprio 6 de abril de 2025, posts no X compartilharam um print que imita uma reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” e tem o seguinte título: “USP diz que não irá divulgar dados sobre quantidade de manifestantes devido a problemas técnicos”.
Abaixo do enunciado, lê-se: “Pesquisadores alegam que enfrentam problemas técnicos que impossibilitam a contagem”.
⚠️ Porque o post é falso?
Procurada pelo Fato ou Fake, a secretaria de Redação do jornal afirmou: “A ‘Folha’ não publicou essa reportagem”.
O Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em parceria com a ONG More in Common – que é coordenado por especialistas da USP – divulgou, sim, estimativa do número de participantes do ato de 6 de abril de 2025 na Paulista: 44,9 mil manifestantes (a margem de erro é de 12% percentuais, para mais ou para menos).
O cálculo foi feito a partir de fotos aéreas analisadas com um software de inteligência artificial. As imagens selecionadas são das 15h44, no momento de pico do evento, quando Bolsonaro discursava.
Já a projeção do Datafolha estimou que o ato atraiu um público de 55 mil. Esse levantamento utilizou imagens aéreas das 15h42 para fazer a medição, que consiste na análise do número de pessoas por metro quadrado no espaço dos três quarteirões ocupados pela manifestação.
Em 16 de março de 2025, uma outra manifestação, no Rio, também convocada por Bolsonaro e aliados, reuniu cerca de 18,3 mil pessoas, segundo a análise da USP, e 30 mil, de acordo com a projeção do Datafolha.
🚫 O que o Fato ou Fake já desmentiu sobre o ato?
Em 7 de abril de 2025, o Fato ou Fake publicou uma reportagem com o título: É #FAKE que ato de Bolsonaro por anistia reuniu 1 milhão na Paulista; vídeo mostra manifestação de 2024 como se fosse atual.
A checagem verificou os posts fake usaram o vídeo de um ato a favor de Bolsonaro ocorrido, na verdade, em 25 de fevereiro de 2024 – aquela manifestação reuniu 185 mil pessoas, segundo um levamento de pesquisadores da USP.
Foto usada na contagem de pessoas no ato na Paulista pró-anistia
Reprodução/Monitor do Debate Político no Meio Digital & More in Common
É #FAKE que a USP não iria divulgar número de manifestantes no ato de Bolsonaro na Paulista em 6 de abril de 2025 para pedir anistia pelo 8 de JAneiro
Reprodução
Veja também
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.