
As águas de março já fecharam o verão e agora as chuvas vão ficar cada vez mais intensas. Nos próximos dias, quatro regiões do país devem enfrentar chuvas fortes e persistentes. Pelo menos é o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu, na última segunda-feira (7), três alertas laranja para quatro regiões do país.
Ou seja, ocorrência de chuva forte. Assim deve ocorrer em pelo menos dez estados brasileiros. Além disso, o Inmet alerta ainda que o grau aponta para perigo e riscos potenciais. O alerta laranja é válido para as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. A intensidade maior, contudo, aponta para o Sul do país.
Alerta de chuvas é maior para a a região Sul
Nessa região, as áreas afetadas são o Sudoeste, o Centro Ocidental e o Noroeste do Rio Grande do Sul. Além disso, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Sudeste e o Nordeste do Rio Grande do Sul também. Por fim, o Sul Catarinense é mais uma área que está em alerta para chuvas fortes com consequências perigosas.

Região Norte
Quanto a região Norte, há possibilidade de chuva forte no Amazonas, em grande parte do Pará, em Roraima, no Amapá e no norte de Rondônia. A expectativa é de que as precipitações ultrapassem os 60mm.
No entanto, na região sul de Rondônia, no leste do Acre e no centro-sul do Tocantins, os volume de chuva devem ficar abaixo dos 40mm.
Sudeste e Nordeste
Para o sudeste brasileiro, o alerta alcança os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Enquanto isso, no Nordeste compreende cidades do sul da Bahia e do norte do Ceará principalmente. Entretanto, parte do Maranhão e do Piauí também apresentam risco.
The post Chuvas do Norte ao Sul: Inmet emite alerta de perigo para quatro regiões do Brasil appeared first on Portal Norte.