Acampamento Terra Livre reúne milhares de indígenas em Brasília e ganha homenagem na Câmara

A Câmara dos Deputados prestou homenagem nesta terça-feira (8) ao Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização indígena do Brasil. amor

No plenário, indígenas com vestimentas tradicionais e pinturas corporais deram o tom da resistência e da diversidade cultural. O objetivo é reforçar a luta pelos direitos dos povos originários e a proteção dos territórios tradicionais.

A 21ª edição do evento, que acontece até sexta-feira (11), em Brasília, reúne entre 6 mil e 8 mil representantes de mais de 135 etnias de todas as regiões do país.

A sessão solene foi proposta pela deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) e contou com a presença de lideranças indígenas e autoridades, como as ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e o secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba.

Indígenas de várias etnias participantes do Acampamento Terra Livre. – Foto: Reprodução/ Jefferson Rudy/ Agência Senado.

Acampamento Terra Livre

Com o tema “Apib Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida”, o ATL 2025 levanta bandeiras como a demarcação de terras, proteção ambiental e fortalecimento da democracia.

A ministra Sônia Guajajara destacou que o acampamento é símbolo de luta e também de cultura. “É a maior mobilização indígena do mundo”, disse a ministra.

O cacique Raoni, que tem 93 anos e é uma das maiores lideranças do país, pediu aos povos indígenas que continuem na luta pela defesa de seus territórios e de seu modo de vida.

Cacique Raoni não fala português em solenidades públicas. – Foto: Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados.

“Há muito tempo, comecei a ter esse papel para defender o nosso povo e até hoje eu luto para defender o nosso direito. Para que haja uma terra, para que a nova geração tenha seu próprio modo de vida dentro do território. E é isso que eu peço para vocês, que continuem lutando, que tenham força”, afirmou Raoni.

Luta pelos direitos e segurança

O ATL completa 20 anos de luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas, incluindo a demarcação de terras.

“Este é o Congresso que sonhamos. Um Congresso que começa conosco, os primeiros brasileiros”, declarou a deputada federal Célia Xakriabá.

Durante a cerimônia, Dinamam Tuxá, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), criticou projetos que ameaçam os direitos dos povos originários, como o Marco Temporal.

Enquanto atacam nossas terras, esta Casa propõe PECs e PLs que afrontam a Constituição”, afirmou.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Acampamento Terra Livre reúne milhares de indígenas em Brasília e ganha homenagem na Câmara appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.