Clima para quarta-feira (9): temporais no Centro-Oeste e Sudeste

Temporais no Centro-Oeste e SudesteAgência Brasil

A quarta-feira (9) contará com tempo instável em grande parte do país. Fortes pancadas de chuva e temporais atingirão áreas específicas do Nordeste de Mato Grosso do Sul, quase todo o estado de Mato Grosso e o centro-sul de Goiás, além de retornarem ao Sudeste, com riscos acentuados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O país segue com probabilidade de chuva isolada em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Palmas (TO), Recife (PE), Salvador (BA) e Teresina (PI).

Há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

Em Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) não chove, mas há possibilidade de céu nublado.  

Alertas do INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou diversos avisos para diferentes regiões, informando precipitações que podem alcançar entre 20 e 60 mm/h, com ventos de 40 a 90 km/h, e riscos variáveis que vão desde alagamentos até deslizamentos em áreas com relevo acentuado.

Os alertas abrangem desde municípios da Região Norte até partes do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

Região do Centro-Oeste

O alerta para o Centro-Oeste indica que, na região do Nordeste de Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas próximas à divisa com Goiás, os moradores devem esperar temporais com pancadas de chuva moderadas a fortes, predominantes na tarde e à noite deste dia.

Em contraste, em regiões como Goiânia, o centro-norte de Goiás, o Distrito Federal e o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, a probabilidade de ocorrência de chuva é mais baixa.

Região do Sudeste

No Sudeste, o retorno do tempo instável promete pancadas de chuva ao longo do dia, com alerta para temporais em alguns estados.

Todo o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e a faixa centro-sul do Rio de Janeiro devem registrar chuva de intensidade moderada a forte, com áreas em alerta especial — especialmente no litoral sul de São Paulo — onde temporais isolados podem ocorrer.

Durante os períodos de chuva, as rajadas poderão variar de 51 a 70 km/h, atingindo até 90 km/h nas áreas mais críticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.