Buscas foram realizadas em municípios da Grande Florianópolis
Integrantes de uma organização criminosa especializada em importar cocaína do Peru e da Bolívia pela fronteira do Acre foram alvo de mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (9) nos municípios de Palhoça e São José, na Grande Florianópolis. As buscas ocorrem no âmbito da Operação Renitência, deflagrada pela Polícia Federal (PF).
A ação da PF resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, três prisões em flagrante e 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco no Acre, além das buscas na Grande Florianópolis.
As investigações iniciaram a partir de uma prisão em flagrante ocorrida em dezembro de 2023, que revelou a atuação estruturada de um grupo com ramificação em outros estados. De acordo com a PF, a partir do tráfico internacional de cocaína, a organização criminosa enviava a droga para outros estados, em especial Santa Catarina. A origem do dinheiro do tráfico era ainda ocultada através da lavagem de capitais.
As buscas realizadas em Santa Catarina resultaram na apreensão de equipamentos eletrônicos que servirão para obter informações que poderão embasar as próximas etapas da investigação.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que vierem a ser identificados no curso da operação. Somadas, as penas podem resultar de 11 a 35 anos de prisão.
A Operação Renitência contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON) da Secretaria de Segurança Pública do Acre.