
Em situações de violência doméstica, sequestro ou emergência, fazer barulho nem sempre é seguro – e é aí que entram os códigos silenciosos de socorro, os sinais que podem salvar vidas.
Esses gestos rápidos, fácies e discretos podem ser a única chance de uma vítima alertar outros sobre o perigo.
Sinais usados para pedir socorro
O gesto mais comum e conhecido é o Sinal Internacional de Ajuda (popularizado durante a pandemia).
- 1. Com a palma da mão aberta, dobrar o polegar e depois fechar os dedos sobre ele.

O sinal foi criado pela Canadian Women’s Foundation, uma ONG de proteção para vítimas de violência doméstica. Esse gesto é reconhecido em todo o mundo.
- 2. Sinal vermelho
O desenho de “X” na palma visa facilitar o pedido de ajuda para Mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil. A ação é vinculada ao Conselho Nacional (CNJ) e à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
A mulher que estiver sofrendo algum tipo de agressão pode fazer o desenhar o sinal na mão e buscar alguma repartição pública ou farmácia para buscar socorro.

Ao exibir o símbolo ao farmacêutico ou ao atendente, a vítima deverá receber auxílio e apoio para acionar as autoridades policiais. Após a denúncia, os funcionários das lojas deverão seguir um protocolo para comunicar o caso à delegacia e fazer o acolhimento da pessoa agredida.
Importância de conhecer os gestos
Muitas vezes, as vítimas não podem pedir ajuda abertamente, seja por medo de represálias ou porque estão sendo monitoradas.
É por isso que sinais discretos e universais foram criados – para que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa identificar e agir diante de um pedido silencioso de socorro.
Se mais pessoas conhecerem esses sinais, as chances de alguém notar e agir aumentam. Por exemplo, em 2021, uma jovem nos EUA foi resgatada porque um motorista reconheceu o gesto de socorro que a vítima estava fazendo em um veículo.
The post Conheça e aprenda os sinais usados para pedir socorro e salvar mulheres vítimas de violência appeared first on Portal Norte.