Qualificar melhor os destinos turísticos dentro de cada município brasileiro tem sido foco de intensa atuação das áreas técnicas do Ministério do Turismo, que nesta quarta-feira (9) estiveram reunidas em Belém com secretários de turismo de mais de 40 municípios de todas as regiões do Pará. O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da orientação aos gestores que junto com suas equipes e alguns prefeitos, somaram 500 participantes no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém.
No seminário “Desenvolvimento do Turismo no Brasil”, os técnicos do ministério orientaram os gestores com o objetivo de ampliar o número de cidades paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a partir de investimentos, qualificação profissional e a criação de rotas turísticas inovadoras e inteligentes.
O evento atraiu secretários e secretárias de turismo e cultura das Regiões Metropolitana de Belém, Nordeste, Zona do Salgado, Oeste do Para e Arquipélago do Marajó. O ministro avaliou o momento do turismo brasileiro como excepcional, com um futuro acenando condições plenas para a consolidação do Brasil entre os melhores destinos do mundo. “Os números que atestam nossos resultados são de instituições muito sérias, e nós vamos ampliar ainda mais, e o Pará tem um riquíssimo potencial a ser descoberto pelos demais estados brasileiros e pelo mundo “, destacou Celso.
Ele lembrou que por meio de seminários e reuniões técnicas como essa o Ministério do Turismo está construindo a integração e a regionalização do turismo no Pará. “Como representante paraense no governo federal, vou fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para destacar o Pará nessa área tão importante para gerar emprego e renda para a população brasileira”, ressaltou.
Belém está recebendo uma atenção especial, segundo o ministro, com construção de obras que vão atrair visitantes durante o evento, além de melhorar a vida da população local. A meta do ministério é deixar um legado à cidade e construir novas agendas de atração turística no período pós COP30.
PARCERIA – De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, a ação do Ministério em Belém faz parte do cronograma de ações preparativas da COP-30 com troca de informações sobre a realidade da Amazônia. “Estamos reunindo trade turístico e repassando informações diversas sobre acesso a crédito, qualificação profissional, mas, sobretudo, conhecendo a nossa realidade amazônica para realizarmos uma grande conferência”, destacou a gestora.
RECURSOS – O Ministério do Turismo cumpriu agenda técnica em Belém apresentando os modelos e acessos as ações da pasta, incluindo ainda os caminhos para cadastramento e apoio financeiro para realização de eventos artísticos, shows culturais e programações culturais de grande porte como Carnaval, por exemplo. Os técnicos do ministério expuseram as ferramentas disponíveis como aspectos gerais de construção de rotas turísticas, marketing, cursos e capacitação profissional, por meio da Escola Nacional de Turismo com sede em Belém, Bragança e Santarém, e investimentos diversos direcionados ao crescimento do setor nos municípios paraenses.
De acordo com o ministro, existem inúmeras formas de facilitação ao acesso dos recursos que reúne um conglomerado de instituições bancários e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que este ano vem aplicando mais de R$ 370 milhões no crescimento do turismo brasileiro, ofertando crédito com juros abaixo do mercado. O cadastro nacional de empreendedores (Cadastur) é outra ferramenta destacada, com aumento de 40% no número de prestadores cadastrados no Pará.
CIDADES- Para o prefeito de Bragança, município turístico da região Nordeste do Pará, Mário Junior (MDB), o seminário promovido pelo ministério também pode ser avaliado como modelo de aproximação e intercâmbio entre as cidades paraenses.
Ele disse que fez questão de participar, acompanhando a secretária municipal de Turismo, Mel Oliveria, e a vice-prefeita, Marcely Castanho (UNIÃO). “Estamos presentes para consolidar a parceria com o Ministério do Turismo e dizer que a cidade de Bragança está pronta para apresentar uma nova rota turística que será desenvolvida na região dos campos do município”, disse o prefeito.
A cidade de Bragança é uma das mais antigas do Pará e conhecida pela festa popular e cultural da Marujada, em louvor a São Benedito, gastronomia e a praia de Ajuruteua. O município já é certificado pelo Ministério do Turismo e incluído no Mapa das Cidades Brasileiras. A meta do ministério é que mais cidades paraenses passem a compor a geografia do turismo brasileiro por suas atrações naturais e qualificação profissional para incrementar a economia.
DESTINOS INTELIGENTES – Um dos destaques apresentados aos municípios foi a forma de descobrir e fomentar a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), um processo desenvolvido pela Coordenação geral de qualificação no Turismo que qualifica um destino turístico que gerencia seus fluxos de serviços e seu território, de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.
The post Ministério do Turismo promove agenda de integração no Pará appeared first on Ver-o-Fato.